Publicidade
SHARM EL-SHEIKH, Egito – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (16), que o Brasil está de volta à luta global contra a mudança climática e pedirá à Organização das Nações Unidas (ONU) que realize a cúpula climática COP30 na Amazônia.
Falando em um evento com os governadores dos Estados que abrigam a Amazônia brasileira durante a COP27, no Egito, Lula disse que o Brasil não poderia estar tão isolado como esteve nos últimos quatro anos.
Em sua conta no Twitter, o presidente eleito confirmou a intenção brasileira de realizar uma futura edição da cúpula da ONU sobre o clima na Amazônia. “Acho importante que as pessoas que defendem a Amazônia conheçam a região e a realidade concreta”, escreveu.
Vamos falar com o secretário geral da ONU para que a próxima COP seja feita no Brasil, na Amazônia. Acho importante que as pessoas que defendem a Amazônia conheçam a região e a realidade concreta. #COP27
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022
Não temos que medir esforços para convencer as pessoas que uma árvore em pé vale mais que uma árvore derrubada. Não vamos discutir queimadas e desmatamento só em Brasília, vamos conversar com prefeitos, ver que recursos são necessários. #COP27
— Lula (@LulaOficial) November 16, 2022
Na semana passada, fontes haviam dito à Reuters que Lula usaria sua presença na COP27 para oferecer o Brasil como sede da COP30, em 2025.
Essa medida seria uma demonstração do compromisso que o próximo governo tem de cumprir e melhorar suas próprias metas de redução de emissão de gases do efeito estufa, além de uma compensação pelo fato da gestão do atual presidente Jair Bolsonaro ter desistido de realizar a COP25, em 2019, no país.