Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai aproveitar sua ida ao Uruguai para a posse presidencial de Yamandú Orsi, marcada para o sábado, para realizar um encontro com outros chefes de Estado aliados. Segundo informações do jornal El País, Lula vai receber em jantar nesta sexta-feira na residência do embaixador José Passarini, além do próprio Orsi, Gabriel Boric, do Chile, e Gustavo Petro, da Colômbia.
A informação foi confirmada com fontes diplomáticas brasileiras, segundo o jornal.
No dia seguinte, às 9h, Lula receberá o ex-presidente José Mujica, num encontro marcado para o Hotel Sofitel, segundo a assessoria do ex-presidente uruguaio.
No domingo, após a posse, Lula planeja realizar uma primeira reunião formal com Orsi como presidente no Palácio Estévez às 16h30.
O El País lembra que Orsi já realizou várias reuniões como presidente eleito com Lula. Um deles foi no Rincón del Cerro, a fazenda de Mujica. Nesse último encontro, o presidente brasileiro condecorou Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, que o Brasil concede a personalidades estrangeiras.
“Mujica é a pessoa mais extraordinária que conheci” e “ele era um camarada”, disse Lula à imprensa na época. Mujica disse na ocasião: “Não sou um homem de prêmios ou medalhas, sou um homem do povo. Fiz o que pude com meu povo e nada mais. Mas este é um amigo de muitos anos.”
Continua depois da publicidade
(Com El País)