Publicidade
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), condenou os ataques do grupo armado Hamas a Israel no último sábado. O grupo lançou foguetes a partir da Faixa de Gaza contra o território israelense. O local é um território controlado pelo Hamas. Israel reagiu aos ataques com mais de 500 ataques aéreos contra a Faixa de Gaza. Desde o início do conflito, o número de mortos ultrapassa 1.200.
Lira afirmou que a guerra não é a solução para nenhum conflito. Por meio de suas redes sociais, Lira defendeu a participação do estado brasileiro para auxiliar no fim das hostilidades. “A guerra não é a solução para conflitos políticos ou de qualquer natureza. O ataque do Hamas a Israel é inaceitável e cria mais um foco de tensão mundial. Devemos todos, inclusive o estado brasileiro, buscar o fim das hostilidades e o entendimento político. O caminho é o da paz”, disse Lira.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também se manifestou sobre o conflito no Oriente Médio. Em uma postagem na rede social X, antigo Twitter, ele defendeu que os líderes internacionais se dediquem a encontrar uma solução política e evitem o aumento da violência na região.
“Em nome do Congresso Nacional, expresso condolências aos familiares das vítimas, e reafirmo o meu desejo pelo fim do conflito e a busca por uma solução justa, pacífica e duradoura para a região”, ponderou.
Na semana passada, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU, pelo período de um mês. Criado após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, para atuar na prevenção e mediação de conflitos, o colegiado tem cinco membros permanentes com poder de veto – China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia – e um grupo de 10 membros não permanentes com mandatos de dois anos.
No sábado (7), o presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em uma postagem na mesma rede social, expressou condolências aos familiares das vítimas e afirmou que repudia qualquer tipo de ato terrorista.
Continua depois da publicidade
“O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU. Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, afirmou Lula.
(Com Agência Câmara)
Fiquei chocado com os ataques terroristas realizados hoje contra civis em Israel, que causaram numerosas vítimas. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas.
O Brasil não poupará esforços para…
— Lula (@LulaOficial) October 7, 2023
E nada justifica o uso da violência. Em nome do Congresso Nacional, expresso condolências aos familiares das vítimas, e reafirmo o meu desejo pelo fim do conflito e a busca por uma solução justa, pacífica e duradoura para a região.
— Rodrigo Pacheco (@rodrigopacheco) October 7, 2023