Lira: acordos debatidos pelos países do G20 passarão por homologação de parlamentos

Para o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), é preciso revisar o papel das entidades multilaterais que cuidam da governança global

Equipe InfoMoney

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados (Foto: Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

Publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), ressaltou a importância dos parlamentos nos acordos que poderão ser feitos entre os países que compõem o G20. 

Segundo Lira, todas as propostas e acordos que forem estabelecidos precisarão ser aprovados e homologados pelos parlamentos desses países. 

O presidente fez um balanço da 10ª Cúpula de Presidentes dos Parlamentos do G20 (P20), encerrada nesta sexta-feira (8), em Brasília (DF). 

Continua depois da publicidade

“Nossa expectativa é que os países que compõem o G20, com respeito às instituições, os seus parlamentos estão assinando uma carta de intenções, um documento propositivo para que o que for discutido aqui seja observado lá. Tudo o que for feito em termos de acordo, precisa ser homologado pelos parlamentos. E cada vez mais essa interação entre poderes é importante em nível dos países ou mundial”, afirmou Lira.

Para o presidente da Câmara, é preciso revisar o papel das entidades multilaterais que cuidam da governança global.

“A geopolítica está mudando e os organismos de contenção que buscam a paz e o equilíbrio de garantir a vida de civis inocentes estão perdendo força”, concluiu Lira. 

Continua depois da publicidade

(Com Agência Câmara)