Líder do governo Lula no Congresso, Randolfe Rodrigues volta ao PT após quase 20 anos

Senador iniciou sua trajetória partidária no PT, no qual ficou de 1990 a 2005. Em meio à debandada de lideranças petistas após o escândalo do mensalão, ainda no primeiro mandato de Lula, Randolfe deixou o partido em 2005

Fábio Matos

O senador Randolfe Rodrigues (AP) se filiou novamente ao Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O senador Randolfe Rodrigues (AP) se filiou novamente ao Partido dos Trabalhadores (PT), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O senador Randolfe Rodrigues (AP), que estava sem partido desde o ano passado, quando deixou a Rede Sustentabilidade, está de casa nova. Na verdade, nem tão nova assim. O parlamentar se filiou, nesta quinta-feira (18), ao Partido dos Trabalhadores, retornando à legenda após 19 anos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou a ficha de filiação de Randolfe ao partido, no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). O senador é o líder do governo no Congresso Nacional.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Além de Lula, participaram do ato a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP); e a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, também filiada à sigla.

Randolfe Rodrigues iniciou sua trajetória partidária no PT, no qual ficou de 1990 a 2005. Em meio à debandada de várias lideranças petistas após o escândalo do mensalão, ainda no primeiro mandato de Lula na Presidência da República, o hoje senador deixou o partido em 2005 rumo ao recém-fundado PSOL. Foram 10 anos de militância na legenda.

Leia também:

Continua depois da publicidade

Em 2015, Randolfe se filiou à Rede Sustentabilidade, partido criado pela atual ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. Em 2023, após divergências internas com a direção da legenda, o parlamentar deixou a Rede.

Randolfe Rodrigues é senador pelo estado do Amapá desde 2011 – foi eleito em 2010 e reeleito em 2018. Antes de chegar ao Congresso Nacional, ele foi deputado estadual pelo Amapá, entre 1999 e 2007 – eleito em 1998 e reeleito em 2002.

Apesar de representar o Amapá no Congresso Nacional, Randolfe nasceu em Garanhuns, no estado de Pernambuco, mesma cidade de Lula. O senador tem 51 anos.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”