Publicidade
O prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), foi reeleito para o segundo mandato à frente da capital pernambucana.
Com 100% das urnas apuradas, Campos teve 78,11% dos votos válidos; Gilson Machado (PL) teve 13,90%; e Dani Portela (PSOL) marcou 3,78%.
Filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014), João Campos confirmou todos os prognósticos e foi reeleito já no primeiro turno, com imensa vantagem sobre os adversários.
Continua depois da publicidade
Siga em tempo real a apuração e os resultados das Eleições 2024
Potencial candidato ao governo de PE em 2026
Desde o ano passado, bem antes do início da campanha eleitoral na capital pernambucana, a avassaladora aprovação da atual gestão e a liderança em todos os levantamentos de intenção de voto se consolidaram, mês após mês, pesquisa após pesquisa, cravando a certeza de que não havia outro desfecho possível para o pleito.
João Campos, que sempre figurou na lista dos prefeitos mais bem avaliados do país, se manteve no patamar entre 70% e 80% das intenções de voto durante a campanha. Aos 30 anos, o jovem político teve forte presença nas redes sociais, gravando vídeos em tom informal e descontraído, com uma linguagem voltada ao público jovem e até “dancinhas” no TikTok.
Continua depois da publicidade
Com uma vitória dessa magnitude, João Campos se firma como figura política de dimensão nacional e parece seguir os passos do pai – acompanhado também pelo presidente Lula, que o apoiou na eleição deste ano.
Em 2026, seu nome é dado como certo na disputa pelo governo do estado, na qual pode ter como adversárias a atual governadora, Raquel Lyra (PSDB), e a ex-deputada federal Marília Arraes (Solidariedade), sua prima, contra quem concorreu na eleição de 2020 no Recife.