Publicidade
SÃO PAULO – Desde o início da campanha, João Amoêdo (Novo) tem se esforçado para poder participar dos debates entre presidenciáveis, o que não acontece dada a baixa representação de seu partido no Congresso. Porém, na noite de segunda-feira (24) surgiu uma grande chance de ele fazer parte do grupo de candidatos no debate da Globo no dia 4 de outubro, o último antes do primeiro turno.
Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear
Em suas redes sociais, o candidato do Novo postou um vídeo em que diz que a TV Globo definiu os critérios para participação em seu encontro de presidenciáveis: ter pelo menos 6% das intenções de voto na pesquisa Datafolha que será realizada entre quinta e sexta-feira (28) desta semana.
Continua depois da publicidade
O problema é que mesmo com essa chance, pelo histórico das pesquisas, ainda será muito difícil para Amoêdo conseguir participar do debate. Isso porque, até o momento, ele não conseguiu atingir este nível de intenções de voto em nenhuma pesquisa feita por nenhum grande instituto. O melhor desempenho dele foi na pesquisa BTG/FSB de 27 de agosto, quando registrou 4%.
No levantamento feito pelo Ibope e divulgado na noite de segunda-feira (24), Amoêdo aparece com 3% das intenções (mesmo resultado do último Datafolha), ou seja, ele precisa dobrar este número para conseguir ser convidado para o debate.
Vale ressaltar também que pela lei eleitoral todos os candidatos de partidos com mais de 5 parlamentares no Congresso são obrigados a serem convidados, ou seja, mesmo com baixa intenção de voto, Henrique Meirelles (MDB), Cabo Daciolo (Patriota), Guilherme Boulos (PSOL) e Alvaro Dias (Podemos) poderão participar.
Continua depois da publicidade
Atenção, Onda Laranja! Temos uma missão importante: precisamos chegar aos 6% da intenção de votos na pesquisa de sexta-feira do Datafolha. Dessa forma, participaremos do debate da Globo.
Declare seu voto, use a hashtag #JoãoCom6%, fale do NOVO. Conto com vocês. pic.twitter.com/cOknAM3oBX— João Amoêdo 30 (@joaoamoedonovo) September 25, 2018
Atualização: a matéria foi corrigida sobre a informação de que Marina Silva estava ameaçada de não participar do debate por não ter 5 parlamentares. Porém, por conta de sua coligação com o PV, a chapa chega a 6 parlamentares, ela poderá participar do debate.