Ipec: Lula tem 54% dos votos válidos no segundo turno, e Bolsonaro, 46%

As entrevistas foram feitas entre os dias 15 e 17 de outubro – portando, capturaram parcialmente os efeitos do primeiro debate presidencial no segundo turno

Marcos Mortari

Publicidade

A menos de duas semanas do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue na dianteira da disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa realizada pelo Ipec, divulgada nesta segunda-feira (17).

De acordo com o levantamento, Lula tem 50% das intenções de voto totais, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 43%. Na pesquisa anterior, divulgada uma semana atrás, o placar era de 51% a 42% a favor do ex-presidente.

Eleitores que indicam votar em branco ou anular o voto somam 5% dos entrevistados, ao passo que 2% não souberam ou optaram por não responder ao questionamento. Os patamares são os mesmos da última pesquisa.

Considerando apenas os votos válidos (ou seja, excluindo eleitores indecisos e indicações de voto em branco ou nulas), Lula teria 54%, e Bolsonaro, 46%. Na semana passada, o placar estava em 55% a 45% a favor do petista. As oscilações dos candidatos estão dentro da margem de erro estimada, de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

O quadro indicado pela pesquisa representa um salto de 5,57 pontos percentuais para Lula e de 2,80 pontos percentuais para Bolsonaro em relação ao desempenho nas urnas no primeiro turno.

O Ipec realizou 3.008 entrevistas entre os dias 15 e 17 de outubro – portando, capturou parcialmente os efeitos do primeiro debate entre Lula e Bolsonaro no segundo turno, realizado por um pool de veículos de comunicação no último domingo (16).

Continua depois da publicidade

O índice de confiança da pesquisa é de 95% − o que significa que, se o levantamento tivesse sido feito mais de uma vez exatamente sob as mesmas condições e no mesmo período, esta seria a probabilidade de o resultado se repetir dentro da margem de erro.

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-02707/2022.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.