Publicidade
A um dia do segundo turno, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, não apresentam oscilações nos patamares de intenções de voto na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo pesquisa Ipec divulgada neste sábado (29).
O novo levantamento, feito entre quinta-feira (27) e sábado, mostra que Lula tem 50% das intenções de votos totais enquanto Bolsonaro aparece com 43%.
Brancos e nulos somam 5%, o mesmo patamar do levantamento anterior do instituto, enquanto 2% não sabem ou não responderam.
Continua depois da publicidade
Considerando apenas os votos válidos (isto é, excluindo da amostra os votos em branco, nulos e eleitores indecisos), Lula teria 54%, e Bolsonaro, 46%. Este é o recorte utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para divulgar o resultado da eleição. Os percentuais divulgados hoje pelo Ipec são os mesmos da semana passada, indicando uma cristalização das preferências do eleitorado.
Este é o quinto levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições, realizado em 2 de outubro. Para o levantamento, foram entrevistadas 4.272 pessoas em 236 municípios.
A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95% e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05256/12.