Publicidade
Apesar de ter lançado sua candidatura à presidência da Câmara nas últimas horas, o deputado Hugo Motta (PB), atual líder do Republicanos na Casa, desponta como favorito para suceder Arthur Lira.
Motta parece ter conseguido apoio de legendas importantes, com a do PL, dono da maior bancada, com 92 parlamentares, após o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro desistir de lançar nome próprio para a disputa ao ao ver que ele rapidamente se consolida como nome de consenso na Casa.
Além do PL, segundo reportagem da CNN, o PT acenou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disposição em apoiar o deputado para a sucessão na Câmara.
Por outro lado, candidatura do líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), outro candidato forte para chefiar a Câmara, não conta com a simpatia nem o PT nem do PL.
Dessa forma, tanto do PT como o PL tentam convencer Elmar a desistir da disputa, na tentativa de lançar um nome único.
Saiba mais:
Continua depois da publicidade
O movimento também tem se estende sobre o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que ainda insiste na candidatura do deputado federal Antônio Brito (PSD-BA).
Vale mencionar que o vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP) abriu mão na véspera (4) de sua postulação ao principal cargo da Casa e indicou Motta para a eleição.
Segundo fontes ouvidas pelo Valor, Motta pretende buscar os adversários – além de Elmar, os líderes do PSD, Antônio Brito (BA), e do MDB, Isnaldo Bulhões (AL) – e dirigentes partidários para tentar construir uma candidatura única, objetivo alinhado com Lira.
Continua depois da publicidade
(Com Estadão)