Haddad afirma que lançamento do Desenrola depende de detalhes: “Peça legal está pronta”

Ministro diz que terá reunião com Lula para validar parâmetros do programa na próxima segunda-feira (6)

Luís Filipe Pereira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).

Publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que a conclusão do Desenrola, programa de renegociação de dívidas, depende de detalhes, e confirmou uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o tema na próxima segunda-feira (6).

Segundo Haddad, “a peça legal está pronta”. O ministro explicou que falta apenas validar os parâmetros da medida − etapa que depende mais da política do que da área técnica. A afirmação foi dada em entrevista ao portal UOL nesta quarta-feira (01).

“Existem hoje 70 milhões de CPFs negativados no Serasa, devendo para alguém. Significa que aquela pessoa não conseguiu honrar seus compromissos. A maioria está no crediário e serviços de telefonia, energia elétrica, água e esgoto. Grande parte dessas pessoas têm renda até dois salários. 50 milhões estão nessa situação”, disse.

Continua depois da publicidade

A ideia é que, com o benefício, as pessoas consigam regularizar dívidas e retornar aos mercados de crédito e consumo. “Se isso vier acompanhado por uma redução dos spreads, dos juros bancários, podemos voltar a ter mais consumo, mais investimento”, destacou.