Publicidade
O governo federal vê “sinais claros” de mudança na nova gestão da Vale (VALE3) que justificam a confiança nos novos projetos da mineradora, afirmou nesta sexta-feira (14) o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante evento de lançamento do programa da empresa chamado Novo Carajás.
“Ao longo dos últimos anos, a Vale se distanciou muito do equilíbrio necessário entre os interesses da empresa e da sociedade brasileira. Sabemos muito bem dos resultados deste cenário. Porém, vemos sinais claros de mudanças acontecendo na nova gestão”, afirmou Silveira, em seu discurso
“Sinais que justificam o nosso voto de confiança e fé na liderança do novo presidente (da Vale) Gustavo Pimenta e de toda sua equipe”, acrescentou Silveira, desejando “boa sorte” ao executivo.
Continua depois da publicidade
Leia mais: Vale: produção de minério de ferro em Carajás pode subir a 200 mi toneladas em 2030
A participação da Vale como vetor para o crescimento da economia do país havia sido cobrada ao longo do ano passado, quando integrantes do governo, incluindo o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reclamaram da falta de diálogo com a administração anterior da mineradora, entre outras críticas.
O ministro acrescentou que a sociedade brasileira deve ser sempre a maior beneficiada da mineração. “Assim como devemos sempre nos lembrar que ninguém pode ser dono das riquezas do subsolo brasileiro”, acrescentou
Continua depois da publicidade
“As concessões de direitos minerais não podem e não devem atender somente a interesses das companhias”, acrescentou.
A Vale confirmou nesta sexta-feira investimento de R$ 70 bilhões no complexo situado no Pará nos próximos cinco anos, após o Palácio do Planalto ter antecipado o valor em nota divulgada esta semana anunciando visita de Lula, nesta sexta-feira, a Carajás, que abriga a maior mina a céu aberto de minério de ferro.
A mina de Carajás tem ainda o minério com maior teor de minério.
Continua depois da publicidade
A companhia ressaltou que o investimento do Programa Novo Carajás, que marca 40 anos de atuação da Vale na região, está em linha com o guidance já divulgado.