Governo Lula é positivo para 35% dos deputados, diz pesquisa Genial/Quaest

Avaliação negativa de Lula na casa legislativa, porém, é de 33%. Mas maioria (56%) vê chances altas de presidente aprovar agenda de governo

Marcos Mortari

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante sessão de trabalho com presidentes dos Países da América do Sul (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), durante sessão de trabalho com presidentes dos Países da América do Sul (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

No momento em que o governo federal ainda acerta os detalhes de uma reforma ministerial em busca de maior apoio parlamentar, a Câmara dos Deputados está dividida em praticamente três grupos de igual tamanho quanto à avaliação da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É o que mostra pesquisa Genial/Quaest com integrantes da casa legislativa, divulgada nesta quinta-feira (10).

Segundo o levantamento, 35% dos deputados federais classificam a atual administração como positiva, contra 33% de avaliações negativas. Outros 30% responderam que o governo em curso é regular.

Foram feitas 185 entrevistas presenciais e online com deputados federais no exercício de seus mandatos. A amostra foi definida com base em estratos de região e posicionamento ideológico dos partidos (esquerda, centro e direita). A margem de erro estimada é de 4,8 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Continua depois da publicidade

O período de coleta ocorreu entre 13 de junho e 6 de agosto, capturando um dos piores momentos da relação de Lula com o Congresso Nacional em seu terceiro mandato ‒ quando a medida provisória da reestruturação dos ministérios ficou por um fio de perder validade. Mas também contemplou o melhor momento da atual gestão no parlamento, após a aprovação do novo marco fiscal e da reforma tributária ‒ pautas prioritárias da agenda econômica.

A pesquisa mostra que 86% dos parlamentares filiados a partidos de esquerda entrevistados avaliam a atual administração positivamente e nenhum deste grupo figura no campo oposto.

Já na direita, 74% são críticos e apenas 4% apresentam visão favorável ao Palácio do Planalto. Entre os identificados como de “centro”, o placar é 34% a 7% a favor de Lula, mas a maioria (56%) classifica a atual gestão como regular.

Continua depois da publicidade

Metade dos parlamentares ouvidos pela Genial/Quaest respondeu que o partido ao qual estão filiados pertencem a base do governo na Câmara. Outros 19% disseram que suas legendas são independentes, e 26%, de oposição. O restante (5%) optou por não responder.

A região em que Lula tem mais força parlamentar é o Nordeste ‒ o que coincide com seu desempenho nas pesquisas junto à população em geral. Metade dos deputados nordestinos classificaram a atual gestão como positiva, contra apenas 15% respostas negativas.

Já o Centro-Oeste e o Norte são os principais focos de resistência do presidente na Câmara dos Deputados. Segundo o levantamento, 43% avaliam negativamente a atual administração, ao passo que 28% na região deram respostas favoráveis.

Continua depois da publicidade

Em uma comparação com seu antecessor Jair Bolsonaro (PL), Lula leva vantagem entre os parlamentares entrevistados: 43% preferem a gestão do petista, enquanto 36% apontam o nome do ex-presidente derrotado nas últimas eleições.

A diferença, de 7 pontos percentuais, no entanto, é menor do que a verificada pelo mesmo instituto junto à opinião pública em junho: 15 pontos percentuais (49% a 34%).

Para 52% dos deputados federais ouvidos pela Genial/Quaest, o Brasil está caminhando na direção correta. Outros 42% pensam o contrário, e 6% dos entrevistados optaram por não responder ao questionamento.

Continua depois da publicidade

O levantamento mostra, ainda, que 46% acreditam que os brasileiros hoje estão mais felizes do que um ano atrás ‒ situação de empate técnico com aqueles que veem a população menos satisfeita (43%).

Sinais trocados

Apesar de uma percepção levemente majoritária favorável a Lula no parlamento, a maioria dos deputados entrevistados pela pesquisa (41%) considera a relação do governo com o Congresso Nacional ruim. Na outra ponta, 24% avaliam positivamente, enquanto 32%, como regular. Para 67%, o Palácio do Planalto dá menos atenção do que deveria aos parlamentares.

Mesmo assim, 56% veem altas chances de Lula aprovar sua agenda de governo, contra 37% que acreditam no contrário. Para 40%, o fator determinante para o Executivo lograr êxito é o cumprimento de acordos com líderes partidários e liberar emendas. Na sequência, aparecem os que dizem que é o fato de ouvir sugestões às propostas antes de apresentá-las (22%).

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.