Governo federal promete cobrar da Enel ressarcimento a clientes que ficaram sem luz

O secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, também informou que o governo já notificou a prefeitura de São Paulo para obter esclarecimentos sobre o serviço de poda de árvores na cidade

Fábio Matos

Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)
Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Publicidade

O governo federal pretende cobrar da Enel, concessionária de energia do estado de São Paulo, o ressarcimento aos clientes pelos prejuízos causados em decorrência da falta de energia que ainda atinge mais de 400 mil imóveis na capital paulista e na região metropolitana.

De acordo com o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, deve haver uma reunião entre representantes do governo federal e o Procon-SP para definir como isso seria feito e como os consumidores poderiam pedir o ressarcimento.

Damous também informou que o governo já notificou a prefeitura de São Paulo para obter esclarecimentos sobre o serviço de poda de árvores na cidade.

Participe do treinamento gratuito Manual dos Dividendos e descubra a estratégia simples e poderosa para viver de renda.

“Vamos tratar de mapear e ter a ideia dos prejuízos causados”, afirmou o secretário, em entrevista coletiva, após reunião no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (14).

“Essas companhias de concessão de energia elétrica, sempre, em eventos como este, apresentam esse motivo para a demora no restabelecimento [de luz], que são as árvores que caem sobre a fiação. Então, nós queremos saber da prefeitura de São Paulo se ela tem um mapeamento desse risco, que providências ela tomou e tomará em relação a isso, se ela tem feito podas, como manda a lei, com a periodicidade que se exige”, disse Damous.

“Estamos notificando hoje a Enel para ter diagnóstico da tempestade de sexta, para que apresente o número de consumidores afetados, quais canais de atendimento está disponibilizando e qual é o plano emergencial.”

Continua depois da publicidade

Caos em SP

A falta de energia aconteceu depois de um forte temporal atingir a Grande São Paulo na noite de sexta-feira, com ventos de mais de 100 km/h, o que provocou alagamentos e destruição por toda a cidade. Na ocasião, mais de 2,1 milhões de usuários ficaram sem energia elétrica.

Por meio de nota, a Enel reiterou que segue trabalhando dia e noite para restabelecer o serviço para todos. “Desde a noite de sexta-feira, quando chuvas acompanhadas de ventos de mais de 100 km/h atingiram a área de concessão, a companhia acionou imediatamente seu plano emergencial. Até às 8h de domingo, cerca de 1,2 milhão de clientes tiveram o serviço restabelecido. Em alguns casos, o trabalho para restabelecer a energia é mais complexo, pois envolve a reconstrução de trechos inteiros da rede.”

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”