Gov.br: sites do governo federal ficam fora do ar; causas estão sendo investigadas

Por volta das 16h15, o acesso à maioria dos sites afetados havia sido restabelecido, mas muitos usuários ainda relatavam problemas como lentidão excessiva para acessar as plataformas

Fábio Matos

(Reprodução/Fazenda)
(Reprodução/Fazenda)

Publicidade

Alguns sites de órgãos do governo federal ficaram fora do ar nesta quarta-feira (11), de acordo com relatos de usuários. O próprio Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) confirmou a instabilidade e informou que está investigando as causas do problema que afetou o domínio gov.br.

De acordo com levantamento do g1, por volta das 16 horas desta quarta, os sites do Palácio do Planalto e de ministérios como os do Desenvolvimento Indústria e Comércio; da Justiça; das Relações Exteriores; dos Direitos Humanos; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; do Desenvolvimento Regional; da Agricultura; de Minas e Energia; e dos Transportes estavam fora do ar.

A página da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também sofreu instabilidades e chegou a ficar indisponível.

Continua depois da publicidade

Por volta das 16h15, o acesso à maioria dos sites afetados havia sido restabelecido, mas muitos usuários ainda relatavam problemas como lentidão excessiva para acessar as plataformas.

Em julho deste ano, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou que um incidente de segurança cibernética havia afetado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

Na época, a Polícia Federal (PF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) instauraram investigação para apurar o caso.

Continua depois da publicidade

Até o momento, não houve qualquer explicação oficial sobre o novo incidente registrado nesta quarta. Não há indicações, pelo menos por enquanto, de que tenha se tratado de um ataque hacker.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”