Ex-prefeito de BH, Kalil troca PSD por Republicanos e mira governo de Minas em 2026

Com a decisão de deixar a sigla, Alexandre Kalil apoiará a candidatura do apresentador de TV e deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) à prefeitura, e não mais de seu ex-vice, Fuad Noman (PSD)

Fábio Matos

Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte (MG) (Foto: Divulgação)
Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte (MG) (Foto: Divulgação)

Publicidade

O ex-prefeito de Belo Horizonte (MG) Alexandre Kalil está de malas prontas e vai deixar o PSD rumo ao Republicanos, às vésperas das eleições municipais deste ano. A decisão foi tomada após um jantar, na noite de quinta-feira (25), com o presidente nacional do Republicanos, o deputado federal Marcos Pereira (SP).

Kalil já comunicou ao PSD a sua saída do partido. Ele era uma das principais lideranças da legenda comandada pelo ex-prefeito de São Paulo (SP) Gilberto Kassab.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Continua depois da publicidade

Com a decisão de deixar a sigla, Kalil apoiará a candidatura do apresentador de TV e deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) à prefeitura de Belo Horizonte. Ele tem aparecido em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto dos principais institutos.

Kalil deixará de apoiar, portanto, o atual prefeito Fuad Noman (PSD), que foi seu vice na administração municipal, assumiu a prefeitura em 2022 e concorrerá à reeleição.

Ex-dirigente de futebol (foi presidente do Atlético Mineiro, entre 2008 e 2014), Alexandre Kalil foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016 e reeleito em 2020. Em 2022, deixou o cargo para concorrer ao governo de Minas Gerais, mas acabou derrotado pelo governador Romeu Zema (Novo), que conquistou o segundo mandato.

Continua depois da publicidade

Kalil quer disputar o governo de MG

A troca de partido tem relação direta com as pretensões políticas de Kalil. Ele quer disputar novamente o governo do estado, mas vinha perdendo espaço no PSD, que está costurando a candidatura do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), em 2026, possivelmente com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Sem espaço no partido, Kalil decidiu migrar para o Republicanos, legenda pela qual deve concorrer à sucessão de Romeu Zema no governo estadual.
”Kalil nos avisou hoje pela manhã que fez a opção pelo Republicanos, que garantiu a ele uma candidatura ao governo de Minas em 2026”, confirmou o deputado federal Cássio Soares, presidente do diretório estadual do PSD-MG, em entrevista ao jornal O Globo.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”