Publicidade
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a gravar um vídeo, nesta sexta-feira (23), convocando seus apoiadores para a manifestação programada para domingo (25), na Avenida Paulista, em São Paulo. A mensagem foi publicada na conta oficial de Bolsonaro no X (antigo Twitter).
“Amigos de todo o Brasil, em especial da nossa São Paulo. Daqui a dois dias, no próximo domingo, às 15 horas, o nosso encontro na Paulista. Um ato pacífico pelo nosso Estado Democrático de Direito”, disse o ex-presidente. “Pela nossa liberdade, pela nossa família e pelo nosso futuro. Mais uma vez, reforço esse convite. Espero vê-los, se Deus quiser, no próximo domingo, na Paulista.”
Cconvocada pelo próprio Bolsonaro, a manifestação será um ato de apoio ao ex-presidente, investigado pela Polícia Federal (PF) por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado após sua derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022.
Continua depois da publicidade
Há dez dias, Bolsonaro já havia divulgado um vídeo nas redes sociais convocando a manifestação. A intenção do ex-presidente é usar o ato para se defender das suspeitas de que teria orquestrado uma tentativa de golpe. O ex-presidente foi um dos alvos da Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela PF na semana passada.
Aliado de Bolsonaro, o pastor Silas Malafaia, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, anunciou que alugou um trio elétrico para o ato. A manifestação também deve contar com a presença de alguns alvos de recentes operações da PF, como os deputados federais Alexandre Ramagem (PL-RJ) e Carlos Jordy (PL-RJ).
De acordo com estimativas de Fabio Wajngarten, advogado de Bolsonaro, mais de uma centena de deputados devem comparecer ao ato de apoio ao ex-presidente. Ele também espera que cerca de 700 mil pessoas estejam na Paulista.
Continua depois da publicidade
Ao menos três governadores, aliados de Bolsonaro, já confirmaram presença no evento na Paulista: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo; Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás; e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina.
O ex-presidente, que chega a São Paulo no sábado (24), ficará hospedado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, a convite de Tarcísio.