Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre agendas em Goiás nesta sexta-feira (6), elogiou o governador do estado, Ronaldo Caiado (União Brasil), que faz oposição ao seu governo e pode ser adversário nas eleições de 2026.
Governador em segundo mandato, ostentando elevado índice de aprovação em Goiás, Caiado não poderá concorrer a mais um mandato daqui a dois anos. Ele é um dos nomes cotados para disputar a Presidência da República e já disse ao partido que pretende concorrer. Lula, por sua vez, também deve ser novamente candidato ao Planalto.
“Eu conheço o Caiado desde a Constituinte 1988, quando ele era muito jovem e o grande líder da UDR [União Democrática Ruralista] neste país. Era o Caiado quem instigava o agronegócio e uma parte da sociedade contra os sem-terra, o PT e a CUT”, brincou Lula, em entrevista à Rádio Difusora, de Goiânia (GO).
Leia também:
- Lula: “Alguém que pratica assédio não vai ficar no governo”
- Lula volta a defender isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil: “Vou cumprir”
- Lula diz que Maduro “deixa a desejar”, mas descarta romper relações com a Venezuela
- Lula critica “sabidos” da economia e defende consumo: “Dinheiro começou a circular”
“De lá para cá, eu acho que o Caiado amadureceu muito. Ele foi um senador atuante e acho que é um governador muito civilizado. Eu, sinceramente, não tenho queixa da minha relação com o Caiado”, elogiou Lula.
“Eu não peço que ele fale bem de mim, ele não tem que pedir para eu falar bem dele. Ele tem um posicionamento ideológico, eu tenho outro. Mas acontece que ele é o governador do estado e eu sou o presidente da República. Nós temos de ter uma relação civilizada.”
Continua depois da publicidade
Em 1989, na primeira eleição presidencial no Brasil após a redemocratização, Lula e Caiado foram adversários. O petista chegou ao segundo turno, mas foi derrotado por Fernando Collor de Mello. Caiado foi o 10º colocado no primeiro turno, com 488,8 mil votos (0,72%).
Além de governador de Goiás por dois mandatos (desde 2019), Ronaldo Caiado foi deputado federal (de 1991 a 1995 e de 1999 a 2015) e senador da República (de 2015 a 2019).