Em convenções, partidos oficializam candidaturas a partir desta semana; veja calendário

Eventos acontecerão, em sua maioria, na região Sudeste, onde estão os maiores colégios eleitorais do país

Anderson Figo

Disputa eleitoral teve grande influência no indicador neste mês
Disputa eleitoral teve grande influência no indicador neste mês

Publicidade

O período estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os partidos façam suas convenções e oficializem os candidatos nas eleições 2022 começa nesta quarta-feira (20) e termina em 5 de agosto.

Nesta primeira semana, quatro siglas vão definir suas candidaturas: PT, PL, PDT e Avante. A maioria das convenções acontecerão na região Sudeste, onde ficam os maiores colégios eleitorais do país.

As convenções partidárias são reuniões de filiados a um partido político para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições), segundo o TSE.

Continua depois da publicidade

Caso o estatuto do partido não possua normas para escolha e substituição dos candidatos nem para formação de coligações, o órgão de direção nacional do partido deverá estabelece-las e publicá-las no Diário Oficial da União até 180 dias antes das eleições.

Durante as convenções será sorteado, em cada circunscrição, o número com o qual cada candidato irá concorrer (identificação numérica). Aos partidos políticos, fica garantido o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior.

Já aos candidatos, fica garantido o direito de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo. Deputados federais, estaduais ou distritais podem solicitar novo número ao órgão de direção de seu partido, independentemente do sorteio.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo o calendário de convenções dos partidos em 2022.

O UP (Unidade Popular pelo Socialismo) ainda não divulgou quando será a convenção do partido, e nem onde será, para oficializar a candidatura de Leonardo Péricles ao Planalto.

Lula e Bolsonaro

O PT realiza nesta quinta-feira (21), em São Paulo, sua convenção para oficializar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como vice. Lula não participará do evento, pois estará cumprindo agenda de campanha no Recife (PE).

Continua depois da publicidade

Já o presidente Jair Bolsonaro será oficializado como candidato do PL ao Planalto no domingo (24), em evento no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro — estado pelo qual Bolsonaro foi deputado federal por 28 anos. O vice na chapa será o general Braga Netto, ex-ministro da Defesa do atual governo.

Ciro e Tebet

O PDT será o primeiro partido a fazer convenção neste ano, na quarta-feira (20). No evento, que será em Brasília, com transmissão online pela plataforma Zoom, a sigla vai oficializar a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República. A vaga de vice na chapa com Ciro ainda está em aberto e o anúncio do nome pode ocorrer só depois da convenção do partido.

Na quarta-feira da próxima semana, 27 de julho, o MDB fará sua convenção de forma virtual, na qual será oficializada a candidatura de Simone Tebet à Presidência da República. Ao fazer o evento online, o partido diz que prefere utilizar os recursos que seriam gastos de uma forma mais eficiente para a campanha da senadora, como em redes sociais, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Em entrevista à CNN Brasil no último fim de semana, Tebet disse que o nome do senador Tasso Jereissati é o mais cotado para a posição de vice em sua chapa.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Anderson Figo

Editor de Minhas Finanças do InfoMoney, cobre temas como consumo, tecnologia, negócios e investimentos.