Publicidade
O deputado federal Elmar Nascimento (BA), líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, confirmou oficialmente, nesta quarta-feira (13), sua desistência da disputa pela sucessão do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
As eleições para a Mesa Diretora da Câmara – e também do Senado – estão marcadas para fevereiro de 2025.
Com a saída de Elmar do páreo, o União Brasil apoiará a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), nome escolhido por Lira para a sucessão.
Continua depois da publicidade
Com mais uma adesão, o bloco que apoia Motta chega a 17 partidos. Além do União Brasil, já haviam declarado apoio ao deputado PSD, Republicanos, PP, PL, PT, PCdoB, PV, PRD, Rede, Solidariedade, Cidadania, PSDB, PSB, PDT, MDB e Podemos.
Mais cedo, o PSD também confirmou o apoio a Motta, após a desistência formal do deputado Antonio Brito (BA), que também era candidato à presidência da Câmara.
Tamanho apoio indica uma vitória tranquila de Motta na eleição. Para ser eleito presidente da Câmara, o deputado precisará de 257 votos.
Continua depois da publicidade
Quem é Hugo Motta
Desde 2011 na Câmara dos Deputados, Hugo Motta pode se tornar o mais jovem presidente da Casa – ele completou 35 anos no dia 11 de setembro. Caso vença a eleição, marcada para fevereiro de 2015, Motta superaria o ex-deputado Luís Eduardo Magalhães (1955-1998), que assumiu o comando da Câmara em 1995, aos 39 anos.
Motta sempre circulou bem entre diversas correntes políticas em Brasília e é considerado próximo de todos os últimos presidentes da Câmara: Eduardo Cunha (2015-2016), Rodrigo Maia (2016-2021) e o próprio Lira (desde 2021).
O deputado paraibano também tem boa relação com o senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP e uma das principais lideranças do “centrão” no Congresso Nacional.
Continua depois da publicidade
Nas eleições de 2022, quando obteve o quarto mandato consecutivo na Câmara, Hugo Motta foi o deputado federal mais votado da Paraíba. O parlamentar está em seu terceiro ano consecutivo como líder do Republicanos na Casa.