Eleições americanas: Joe Biden tem 53% dos votos, contra 42% de Trump, mostra pesquisa CNN

O resultado é próximo do registrado no início de março e ainda não reflete a desistência de Bernie Sanders da corrida democrata

Rodrigo Tolotti

Joe Biden e Donald Trump, que devem repetir neste ano a disputa de 2020 (Reprodução)
Joe Biden e Donald Trump, que devem repetir neste ano a disputa de 2020 (Reprodução)

Publicidade

SÃO PAULO – A mais recente pesquisa eleitoral para a presidência dos Estados Unidos, realizada pela CNN, mostrou o ex-vice-presidente Joe Biden com uma ampla liderança sobre o atual presidente Donald Trump.

Divulgada nesta quinta-feira (9), a pesquisa coloca o democrata com 53%, contra 42% do republicano. O resultado é próximo do registrado no início de março e ainda não reflete a desistência de Bernie Sanders da corrida democrata, já que os números foram coletados entre 3 e 6 de abril.

A própria CNN, porém, destaca que esta pesquisa mostra que, em nível nacional, Biden larga na frente na corrida presidencial, mas os números não conseguem refletir a situação em cada estado, o que, no formato eleitoral americano, é o que determina o vencedor.

Continua depois da publicidade

O levantamento mostra ainda que a vantagem de Biden sobre Trump se dá pela visão do eleitorado de que ele é mais confiável para lidar com várias questões importantes, incluindo a resposta ao surto de coronavírus (52% a 43%), assistência médica (57% a 39%) e ajuda à classe média (57% a 38%).

Por outro lado, Trump supera o ex-vice-presidente no assunto economia. 50% dos entrevistados acreditam que o atual presidente faria um trabalho melhor, enquanto 46% disseram ver Biden como melhor no assunto.

Os dados cruzados também reforçam essa visão. De acordo com a CNN, um em cada oito americanos que tem visão positiva sobre Trump pensam que Biden faria um trabalho melhor em cuidados com a saúde e ajuda à classe média.

Continua depois da publicidade

De outro lado, 16% dos democratas entrevistados acreditam que o atual presidente lidaria melhor com a questão econômica.

Dentro de cada partido, cada candidato é praticamente unânime. Biden é apoiado por 91% dos democratas, enquanto Trump tem apoio de 96% dos republicanos. Entre os eleitores independentes, o ex-vice-presidente tem vantagem: 52%, contra 40% para Trump.

Na divisão demográfica, Biden tem vantagem entre as mulheres, com 62% a 32%, enquanto Trump lidera entre os homens (51% a 44%). O ex-vice-presidente também tem desempenho melhor entre os eleitores de cor, com 72% das intenções, ao passo que entre os brancos quem tem vantagem é Trump: 52% a 44%.

Continua depois da publicidade

A pesquisa mostrou ainda que Biden possui uma grande vantagem entre os eleitores mais jovens, que tendiam a apoiar mais Sanders na corrida democrata. Entre os abaixo de 35 anos, 62% apoiam Biden e 31% Trump, enquanto o apoio ao atual presidente é mais forte entre os idosos (55% a 42%).

A pesquisa da CNN foi conduzida pela SSRS entre 3 e 6 de abril com 1.002 eleitores por telefone. Os resultados para a amostra completa têm uma margem de erro de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Como se tornar um trader consistente? Aprenda em um curso gratuito os set-ups do Giba, analista técnico da XP, para operar na Bolsa de Valores!

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.