Eleições 2024: O que faz um prefeito e como ele é eleito?

Chefe do Poder Executivo em nível municipal, o prefeito é eleito pelo sistema majoritário e tem mandato de 4 anos; conheça mais sobre as atribuições do cargo

Marcos Mortari

Teclado da Urna Eletrônica (Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE)
Teclado da Urna Eletrônica (Foto:Nelson Jr./ASICS/TSE)

Publicidade

Nas eleições municipais de 2024, os mais de 155 milhões de eleitores de todo o Brasil decidem sobre a chapa de prefeito e vice-prefeito, além dos vereadores que atuarão em suas cidades pelos próximos 4 anos. O pleito conecta o cidadão ao que há de mais próximo do seu dia a dia no debate político.

Mas você sabe exatamente quais são as atribuições de cada cargo? Saberia distinguir qual desses agentes públicos tem a responsabilidade de pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos? E a quem cabe analisar e criar leis relacionadas, por exemplo, ao transporte público? Se a resposta for não, continue por aqui para conhecer as funções de um prefeito. Aproveite para ficar por dentro das atribuições de vice-prefeito (clicando aqui) e vereador (aqui).

LEIA MAIS: Eleições 2024: quem são os candidatos às prefeituras nas 26 capitais?

O que faz um prefeito?

O prefeito é o chefe do Poder Executivo em nível municipal, com mandato de 4 anos, podendo ser reeleito para outro período de mesma duração. A ele cabe a administração geral da cidade. Entre suas atribuições estão a elaboração e execução do orçamento municipal, a coordenação das políticas públicas locais e a supervisão dos serviços essenciais, como saúde, educação e transporte.

Ele também deve garantir o cumprimento das leis municipais, administrar o patrimônio público e representar o município em eventos e negociações. Além disso, tem a prerrogativa de propor normas, que deverão ser submetidas ao Poder Legislativo, e sancionar ou vetar projetos de lei aprovados pela Câmara Municipal.

Cabe ao gestor municipal organizar os serviços públicos de interesse local; proteger o patrimônio histórico-cultural; garantir o transporte público e a organização do trânsito; atender a comunidade, ouvindo suas reivindicações e seus anseios; pavimentar ruas, preservar e construir espaços públicos, como praças e parques; zelar pelo meio ambiente, pela limpeza do município e pelo saneamento básico; implementar e manter em boas condições de funcionamento postos de saúde, escolas e creches municipais, além de assumir o transporte escolar das crianças; e arrecadar, administrar e aplicar os impostos municipais da melhor forma possível.

Continua depois da publicidade

Também são atribuições do prefeito a promoção do desenvolvimento urbano e o ordenamento territorial, a busca de convênios, benefícios e auxílios para o município que representa. Além de fazer a intermediação política com outras esferas de Poder e interagir com os governos estadual e federal.

Como funciona a eleição para prefeito?

O processo eleitoral brasileiro obedece a dois sistemas distintos para cargos políticos: o majoritário e o proporcional, que têm regras de contagem de votos diferentes.

A eleição majoritária é utilizada para escolher os representantes do Poder Executivo (ou seja, prefeito e vice-prefeito). Neste sistema, os candidatos mais votados são eleitos, considerando os votos válidos, excluídos os votos em branco e os nulos.

Continua depois da publicidade

Já os representantes das Câmaras Municipais são eleitos pelo sistema proporcional, modelo mais complexo do que o majoritário. Clique aqui para saber mais.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.