Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a antiga gestão do Banco Central (BC), de Roberto Campos Neto, que segundo o presidente da República, “deixou uma arapuca” na autoridade monetária com novos aumentos da taxa de juros já previstos para este ano.
“O problema sério é que tivemos um aumento do dólar porque a gente teve um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para a outra. A gente não pode dar um cavalo de pau em um navio do tamanho do Brasil”, disse Lula, poupando o novo presidente do BC Gabriel Galípolo, de qualquer crítica.
![](https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2025/01/Montagem-Lula-e-Trump-REUTERS-Adriano-Machado-e-Rebecca-Noble-Getty-Images.jpg?quality=70&strip=all)
EUA escolheram presidente que faz questão de dizer anomalia todo dia, critica Lula
“Os EUA são grandes, poderosos, mas não são donos do mundo”, falou presidente
![](https://www.infomoney.com.br/wp-content/uploads/2024/12/many-us-dollars-banknotes.jpg?quality=70&strip=all)
Dólar sobe acima dos R$ 5,80 com dados de emprego e conflito comercial EUA-China
Dólar quebrou sequência de 12 baixas com realização e commodity
Lula concedeu entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia, nesta quinta-feira (6). “Acho que o aumento do dólar mostra que as loucuras que estava acontecendo nos EUA durante a campanha eleitoral contribuíram muito para a alta e agora ele começa a se ajustar. Ele se ajustando, acho que os produtos vão ficar mais aqui, povo vai produzir mais e com mais qualidade, e estou convencido de que a gente vai resolver este problema logo logo”, afirmou.