Publicidade
A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi oficializada, nesta sexta-feira (24), como nova comandante do Novo Banco de Desenvolvimento, também conhecido como “banco dos Brics” (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Ela foi indicada para o posto, com mandato até julho de 2025, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sucederá o também brasileiro Marcos Troyjo, que ocupava o cargo por indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O nome de Dilma foi aprovado por um comitê da instituição após a realização de sabatina com ministros da Economia dos outros países que integram o grupo. A sede do banco fica em Xangai, na China.
Continua depois da publicidade
Em nota, o Novo Banco de Desenvolvimento abordou o papel do governo Dilma no combate à fome e à pobreza, dando continuidade a políticas implementadas por Lula em seus dois primeiros mandatos e destacou a saída do Brasil do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU).
A posse de Dilma Rousseff deve acontecer na próxima quarta-feira (29), durante a viagem oficial de Lula à China. O presidente adiou o embarque para domingo (26), após ser diagnosticado com uma pneumonia leve.