Publicidade
A menos de dois meses das eleições municipais, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lideram a disputa em São Paulo, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (8).
No levantamento, realizado entre os dias 6 e 7 de agosto, Nunes aparece com 23% das intenções de voto, enquanto o parlamentar tem 22% − situação que, considerando a margem de erro de 3 pontos percentuais, configura empate técnico.
No segundo pelotão, estão dois concorrentes que apresentaram crescimento desde a última pesquisa, o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSDB) e o coach Pablo Marçal (PRTB), ambos com 14%.
Em seguida, vêm a deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 7%, e a economista Marina Helena (Novo), com 4%. João Pimenta (PCO) tem 2% e Altino (PSTU) tem 1%. Os demais candidatos não pontuaram.
Eleitores que indicam votar em branco ou nulo somaram 11%. Outros 3% não responderam.
O Datafolha também testou um cenário em que Datena deixa a corrida. Neste caso, o atual prefeito teria 26% das intenções de voto, enquanto Boulos aparece com 24%. Na sequência, aparecem Marçal, com 14%; Tabata, com 9%; e Marina Helena, com 5%.
Continua depois da publicidade
No cenário espontâneo (quando os entrevistados apontam seus candidatos sem estímulos), Marçal dobrou sua intenção de voto, de 3% para 6%. Boulos segue a frente com 14% das intenções de voto. Nunes é citado por 10%. enquanto outros 3% responderam “no atual prefeito”.
Datena aparece com 3% e Tabata tem 2%. O levantamento mostrou que 1% dos entrevistados responderam que votariam em um candidato do PT, mas a legenda apoiará a campanha de Boulos, com a indicação da ex-prefeita Marta Suplicy para a vice na chapa.
A pesquisa Datafolha também testou a rejeição dos pré-candidatos. Neste caso, Boulos lidera com 35% de indicações. Ele é seguido por Datena, com 31% das menções, e Marçal, com 30%. Nunes aparece na quarta posição, com 24% das menções. João Pimenta é rejeitado por 21%, Altino por 20%, Tabata por 16%. Marina Helena e Fantauzzi têm 16% de rejeição.
Continua depois da publicidade
Metodologia
A pesquisa entrevistou 1.092 pessoas de 16 anos ou mais presencialmente em São Paulo nos dias 6 e 7 de agosto. A margem máxima de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-03279/2024.