Datafolha: no Rio, Paes cai 5 pontos e vai a 54%; em ascensão, Ramagem sobe para 22%

Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Alexandre Ramagem (PL) está bem à frente do também deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), que tem 4%. Eduardo Paes (PSD) ainda seria eleito no primeiro turno

Fábio Matos

Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Agência Brasil)
Eduardo Paes (PSD), prefeito do Rio de Janeiro (RJ) (Foto: Agência Brasil)

Publicidade

A três dias do primeiro turno das eleições municipais, o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PSD), candidato à reeleição, continua liderando a disputa eleitoral na capital fluminense, mas a diferença em relação ao segundo colocado está em queda.

De acordo com a pesquisa divulgada nesta quinta-feira (3) pelo Datafolha, Paes recuou 5 pontos percentuais, acima da margem de erro, de 59% para 54% das intenções de voto.

Em segundo lugar, em ascensão, aparece o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que cresceu 5 pontos percentuais e chegou a 22%.

Continua depois da publicidade

Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Ramagem está bem à frente do também deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), que tem 4%, caindo 3 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior (tinha 7%).

Marcelo Queiroz (PP) manteve 2% da preferência do eleitorado, enquanto Rodrigo Amorim (União Brasil), Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP) têm 1% cada.

Veja os números:

Continua depois da publicidade

Eduardo Paes (PSD): 54%
Alexandre Ramagem (PL): 22%
Tarcísio Motta (PSOL): 4%
Marcelo Queiroz (PP): 2%
Rodrigo Amorim (União Brasil): 1%
Cyro Garcia (PSTU): 1%
Juliete Panjota (UP): 1%
Carol Sponza (Novo): 0%
Henrique Simonard (PCO): 0%
Em branco/nulo/nenhum: 10%
Não sabem: 4%

Rejeição

O Datafolha também mediu os índices de rejeição dos candidatos à prefeitura do Rio de Janeiro. O mais rejeitado é Alexandre Ramagem (36%), seguido por Tarcísio Motta (27%) e Cyro Garcia (24%).

Rodrigo Amorim tem 20% de rejeição entre os eleitores do Rio, enquanto o prefeito Eduardo Paes é rejeitado por 21%, uma alta de 4 pontos percentuais.

Continua depois da publicidade

Avaliação do governo Paes

De acordo com a pesquisa do Datafolha, a gestão de Eduardo Paes é considerada boa ou ótima por 46% dos eleitores da capital fluminense (eram 51% no levantamento anterior).

Por outro lado, 17% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo (ante 13% da última pesquisa).

A gestão municipal foi considerada regular por 36% dos eleitores (eram 35% no levantamento anterior). Um por cento dos entrevistados não souberam opinar.

Continua depois da publicidade

A pesquisa

O Datafolha entrevistou 1.106 eleitores da cidade do Rio de Janeiro entre os dias 1º e 3 de outubro de 2024. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RJ-00823/2024.

ACESSO GRATUITO

CARTEIRA DE BONDS

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”