Publicidade
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece tecnicamente empatado na disputa pelo governo do Rio de Janeiro com o atual governador do estado, Cláudio Castro (PL), segundo pesquisa Datafolha publicada ontem (7) pelo jornal Folha de S.Paulo.
No primeiro cenário estimulado (quando o eleitor escolhe seu candidato entre opções apresentadas pelo pesquisador), Freixo aparece com 22% das intenções de voto, enquanto Castro tem 18%.
Leia também:
- Datafolha: Haddad lidera disputa pelo governo de SP com 29% das intenções de voto
- Ipespe: Bolsonaro sobe 4 pontos com melhora de avaliação do governo e saída de Moro
Este cenário exclui os nomes de André Ceciliano (PT), Anthony Garotinho (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos).
Como a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, Freixo oscila entre 19% a 25% das intenções de voto, enquanto Castro oscila entre 15% a 21%.
Eles são seguidos pelo ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT), com 7%, e Eduardo Serra (PCB), com 5%. Já Cyro Garcia (PSTU) aponta 4% das intenções de voto.
Continua depois da publicidade
O ex-presidente nacional da OAB Felipe Santa Cruz (PSD) registra 3%, enquanto Paulo Ganime (Novo) aparece com 2%. Brancos, nulos ou nenhum somaram 33% e 7% dos entrevistados não souberam responder.
O Datafolha ouviu 1.218 pessoas entre os dias 5 e 7 de abril. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número RJ-05998/2022.
O índice de confiança é de 95% (o que significa que se a pesquisa fosse realizada 100 vezes, em 95 delas o resultado ficaria dentro da margem de erro).
Continua depois da publicidade
No segundo cenário estimulado, que inclui todos os nomes citados anteriormente, Freixo lidera com 18%, seguido por Castro (14%), Garotinho (7%), Rodrigo Neves (5%), Eduardo Serra (4%), Santos Cruz (4%), Cyro Garcia (3%), André Ceciliano (2%), Felipe Santa Cruz (2%) e Ganime (1%).
Brancos e nulos somaram 30% dos entrevistados e 9% não souberam responder.
O Datafolha fez ainda um cenário espontâneo, no qual os entrevistados são livres para indicar seus candidatos sem que o pesquisador apresente uma lista de nomes.
Continua depois da publicidade
Neste cenário, Freixo aparece com 5%, contra 4% de Castro. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve concorrer ao Planalto, aparece com 2%, seguido por Rodrigo Neves (PDT), com 1%.