Publicidade
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em três meses de governo, é menor que a registrada no início de seus mandatos anteriores, aponta pesquisa Datafolha. Segundo o levantamento, Lula tem a aprovação de 38% dos brasileiros e é reprovado por 29%. Dos entrevistados, 30% consideram o governo regular e outros 3% disseram não saber responder.
Entre os dias 29 e 30 de março, o Datafolha ouviu 2.028 pessoas, em 126 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No primeiro mandato de Lula, em 2003, a aprovação do presidente era de 43% nos primeiros 90 dias de governo e a rejeição, de 10%. Em 2007, em sua segunda passagem pela presidência, Lula era aprovado por 48% dos brasileiros e rejeitado por 14%.
Continua depois da publicidade
A mais nova pesquisa Datafolha mostra que a reprovação ao petista é semelhante a de Jair Bolsonaro (PL) em 90 dias de governo.
Em 2019, no início do mandato, Bolsonaro teve o pior desempenho de popularidade entre presidentes em primeiro mandato, desde o início da redemocratização, em 1985.
A gestão do ex-presidente, à época, era avaliada como ruim/péssima por 30% dos participantes da pesquisa, enquanto 32% avaliavam como bom/ ótimo e 33%, regular.
Continua depois da publicidade
Para maioria dos entrevistados, Lula fez menos que o esperado
Para 51% dos participantes da pesquisa Datafolha, Lula fez menos do que o esperado nos três primeiros meses de governo. Outros 25% responderam que o presidente fez o que se esperava enquanto 18% avaliam que o mandatário superou expectativas.
Sobre o futuro do governo, 50% acreditam que a gestão de Lula será ótima ou boa; 27% afirmaram que será regular e 21%, ruim ou péssimo.
Sobre as promessas feitas por Lula durante a campanha, 28% dos entrevistados acredita que elas serão cumpridas; 50% disseram que apenas uma parte das promessas será realizada; 21% responderam que nenhum compromisso será cumprido.