Compensação para isenção de IR terá que ser “bem digerida”, diz Baleia Rossi

Deputado acredita que novos presidente das casas legislativas têm sentimento de buscar a compensação

Iuri Santos

Publicidade

O deputado e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, acredita que uma eventual elevação de impostos sobre pessoas mais ricas para compensar a isenção de imposto de renda para quem ganhar até R$ 5 mil “tem que ser bem digerida”. Ele esteve em um painel do evento Outliers, do InfoMoney, em São Paulo nesta quinta-feira (6).

“Nada que signifique aumento, mesmo que para determinados setores, é bem digerido”, disse Rossi. Sua avaliação é a de que os novos presidentes das casas legislativas, Hugo Motta (Republicanos) e Davi Alcolumbre (União Brasil) e principais líderes do Congresso, tem um sentimento de buscar compensação.

Para Rossi, o Congresso assumiu uma postura mais reformista desde o governo do ex-presidente Michel Temer e há disposição para votar o projeto de isenção desde que hajam as compensações.

“É claro que o presidente Lula colocou como proposta de campanha inclusive aumentar a isenção do imposto de renda para R$ 5 mil, que será a proposta do Ministério da Fazenda”, disse. “O que não podemos perder é a mão no equilíbrio fiscal.”

Iuri Santos

Repórter de inovação e negócios no IM Business, do InfoMoney. Graduado em Jornalismo pela Unesp, já passou também pelo E-Investidor, do Estadão.