Publicidade
A partir das 22h15 desta quinta-feira (8), a TV Bandeirantes vai transmitir os primeiros debates da corrida eleitoral pela prefeitura do Rio de Janeiro no canal Band Rio.
Participarão do debate Alexandre Ramagem (PL), Eduardo Paes (PSD), Marcelo Queiroz (PP), Rodrigo Amorim (União Brasil) e Tarcísio Motta (PSOL).
Os debates também serão transmitidos simultaneamente online, nas plataformas digitais Band.com.br, Bandplay e no canal da Band no YouTube.
Continua depois da publicidade
Vale lembrar que o primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro de 2024.
LEIA MAIS: Frente a frente: como será o 1º debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo
Regras e formato do debate
No primeiro bloco, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para responder a uma pergunta sobre programa de governo escolhida pela produção da emissora. Conforme sorteio realizado em reunião com os partidos, a ordem das respostas obedecerá o posicionamento no estúdio.
Continua depois da publicidade
Após essa primeira etapa, haverá a primeira rodada de confronto direto entre os candidatos – todos os 5 perguntarão, também em ordem definida por sorteio. O candidato que perguntar escolherá quem vai responder. O tempo para a pergunta é de 1 minuto. Para a resposta e a tréplica, serão destinados 4 minutos ao todo (que deverão ser administrados pelo candidato que responder). A réplica terá 1 minuto.
No segundo bloco do debate, os jornalistas do Grupo Bandeirantes farão perguntas para os candidatos, escolhendo quem responderá e quem comentará. Serão destinados 2 minutos para a resposta, 1 minuto para o comentário e 1 minuto para a réplica.
No terceiro e último bloco do programa, está prevista mais uma rodada de confronto direto entre os candidatos. Cada um deles terá 1 minuto para a pergunta e 1 minuto para a réplica. A resposta e a tréplica terão o tempo acumulado de 4 minutos.
Continua depois da publicidade
Na parte final do debate, cada um dos 5 candidatos terá 2 minutos para fazer considerações sobre um dos temas apontados pelos eleitores/telespectadores como prioritários para a cidade. Para isso, a Band vai recorrer aos dados da plataforma Sala Digital, com informações obtidas a partir de uma análise ponderada da janela de buscas do Google desde o início do debate.
Segundo a Band, todos os candidatos poderão solicitar ao mediador o direito de resposta, exclusivamente em casos de ofensa moral ou pessoal, imediatamente após a fala de quem estiver com a palavra. O pedido será submetido ao comitê de avaliação formado por dois jornalistas e um advogado. Caso o direito de resposta seja concedido, o candidato contemplado terá 45 segundos para se manifestar.