Publicidade
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, recebeu a Medalha da Inconfidência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta segunda-feira (29). A honraria foi concedida no Dia de Tiradentes, em 21 de abril, mas Campos Neto estava no exterior e não pôde comparecer à cerimônia.
Em um encontro de 30 minutos, Campos Neto e Zema se encontraram na sede do Banco Central em São Paulo para a entrega da medalha. O governador de Minas Gerais destacou a importância do trabalho do presidente do Banco Central, enfatizando os critérios técnicos das últimas decisões e a independência de interferências políticas no órgão.
“A Medalha da Inconfidência reconhece o trabalho de grandes homens do Brasil. E o trabalho de Roberto Campos Neto tem sido fundamental na proteção da nossa moeda”, disse o governador.
Continua depois da publicidade
A Medalha da Inconfidência é concedida a pessoas “que se distinguem pela notoriedade de seu saber, cultura e relevantes serviços à coletividade”, segundo o site da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Neste ano, foram concedidas 171 medalhas, sendo a maior delas oferecida ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Campos Neto foi condecorado com a “Grande Medalha”. Neste ano, também receberam a condecoração nomes como os senadores Tereza Cristina (Progressistas-MT) e Irajá Silvestre Filho (PSD-TO).