Câmara pode votar hoje mudanças na Lei de Falências e programa para bom contribuinte

Propostas do governo Lula tramitam em regime de urgência e trancarão a pauta se não forem analisadas

Equipe InfoMoney

Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à deliberação de vetos presidenciais e projetos de lei (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Plenário da Câmara dos Deputados durante sessão conjunta do Congresso Nacional destinada à deliberação de vetos presidenciais e projetos de lei (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Publicidade

O plenário da Câmara dos Deputados pode votar nesta quinta-feira (21) projetos de lei (PLs) de interesse do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que passarão a trancar a pauta se não forem analisados.

Um deles é a proposta do governo para mudar a Lei de Falências, que amplia a participação dos credores em processos de recuperação judicial (RJ) e falências. A relatora é a deputada Dani Cunha (União-RJ), filha do ex-deputado Eduardo Cunha.

Ela é favorável à proposta com modificações, por isso apresentou um substitutivo ao PL 3/24, que altera a Lei de Recuperação Judicial e Falências.

Continua depois da publicidade

Também pode ser analisado relatório do deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) ao projeto do governo que institui programas de conformidade para beneficiar bons contribuintes (PL 15/24).

O texto cria condições para estimular especialmente as empresas a manterem em dia suas obrigações tributárias e aduaneiras (taxas devidas pela importação de mercadorias). O relator é favorável à medida, com alterações.

Mas o deputado retirou do texto, que beneficia bons pagadores de impostos uma punição que havia sido incluída para o chamado “devedor contumaz” (o empresário que usa a inadimplência como estratégia e age de má-fé).

Continua depois da publicidade

Outros projetos

Há ainda outras duas propostas na pauta de votações. Uma delas equipara os portadores de doenças graves e os transplantados às pessoas com deficiência. O PL 1074/19, dos deputados José Medeiros (PL-MT) e Delegado Palumbo (MDB-SP), buscar assegurar direitos como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e já foi aprovado em comissão.

Já o PL 5350/23, do deputado Murilo Galdino (Republicanos-PB), estende a Operação Carro-Pipa para áreas urbanas do Semiárido. Atualmente, a ação emergencial do governo leva água potável a comunidades preferencialmente rurais, afetadas por seca ou estiagem, com caminhões-pipa. O relator é Raniery Paulino (Republicanos-PB).

Todas as propostas tramitam em regime de urgência.

Continua depois da publicidade

(Com Agência Câmara)