Câmara discute projeto que muda quantidade de deputados de cada estado nas eleições

O Projeto de Lei Complementar 148/23, de autoria do deputado Rafael Pezenti (MDB-SC), toma como base o Censo de 2022 para definir quantos deputados cada estado e o Distrito Federal terão direito a partir de 2027

Equipe InfoMoney

Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Agência Câmara)
Plenário da Câmara dos Deputados (Foto: Agência Câmara)

Publicidade

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados promove, nesta segunda-feira (12), uma audiência pública para debater a proposta que fixa o número de deputados por estado para a próxima legislatura.

O Projeto de Lei Complementar 148/23, de autoria do deputado Rafael Pezenti (MDB-SC), toma como base o Censo de 2022 para definir quantos deputados cada estado e o Distrito Federal terão direito a partir de 2027.

Pezenti relembra que, em 2013, o Tribunal Superior Eleitoral editou uma norma redefinindo a distribuição de deputados na Câmara, mas a norma foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Continua depois da publicidade

A Corte entendeu que só uma lei complementar pode fixar o tamanho das bancadas na Câmara. “É exatamente o que se busca fazer com a presente proposta”, afirma o parlamentar.

O relator do projeto, deputado Danilo Forte (União-CE), que pediu a realização da audiência, lembra que o STF fixou prazo até 30 de junho de 2025 para que o Congresso Nacional edite essa lei complementar.

“A distribuição dos 513 deputados federais foi estabelecida em 1993 pela Lei Complementar 78”, diz Danilo Forte, ressaltando que esse número nunca foi revisto.

Continua depois da publicidade

“Nem há definição do critério que deve ser utilizado para ajustar essa representação em razão das suas mudanças demográficas”, acrescenta Forte.

Veja os convidados para discutir o assunto na CCJ:

1) ROBERTA MAIA GRESTA (confirmada)
Diretora-Geral do Superior Tribunal Eleitoral (TSE)
Representante do Superior Tribunal Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF)

Continua depois da publicidade

2) PEDRO PAES DE ANDRADE BANHOS (confirmado)
Advogado do escritório Sergio Banhos Advogados Associados

3) FLÁVIO PANSIERI (confirmado)
Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)

4) LUIZ FUX
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF)

Continua depois da publicidade

5) PAULO GUSTAVO GONET BRANCO
Procurador-Geral da República (PGR)

(Com Agência Câmara)