Publicidade
A Câmara dos Deputados realiza neste sábado (1) a eleição para a presidência da Casa e mesas diretoras.
Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito, com 444 votos.
Três candidatos tinham oficializado a intenção de disputar a presidência da Casa: além de Motta, Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS) também se candidataram.
O prazo para formalização das candidaturas terminou às 13h30 deste sábado. Para a formalização dos blocos parlamentares, o prazo foi até as 9h do mesmo dia. Duas horas depois, às 11h, está prevista uma reunião de líderes, para a escolha dos membros da Mesa Diretora.
A inauguração da nova sessão legislativa será em sessão conjunta do Congresso Nacional. Já a primeira sessão preparatória, em que se elegerá o novo presidente, será no plenário.
O vencedor precisará obter maioria absoluta dos votos (257) para ser eleito em primeiro turno. Caso haja necessidade de segundo turno, bastará que o candidato seja o mais votado para, enfim, definir quem ocupará a cadeira da presidência pelos próximos dois anos.
Continua depois da publicidade
Os partidos poderão formar blocos, caso pretendam aumentar sua representatividade e participação na distribuição das presidências de comissões e da Mesa Diretora. O mandato terá duração de quatro anos para as comissões e de dois anos para a Mesa Diretora.
(com Agência Brasil e Agência Câmara)