Cadeirada em Marçal impulsiona engajamento de Datena no Instagram, mostra estudo

Segundo pesquisa da Codecs, em parceria com o Datafolha, o engajamento do candidato do PSDB após a cadeirada em Marçal foi 16 vezes maior em relação ao registrado nos 45 dias anteriores

Fábio Matos

O apresentador José Luiz Datena (PSDB) ataca o adversário Pablo Marçal (PRTB) durante debate (Foto: Reprodução YouTube)
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) ataca o adversário Pablo Marçal (PRTB) durante debate (Foto: Reprodução YouTube)

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A agressão do candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo (SP), José Luiz Datena, contra o rival Pablo Marçal (PRTB), em pleno debate promovido pela TV Cultura no domingo (15), que custou ao jornalista sua expulsão do programa, acabou impulsionando o engajamento do tucano em seu perfil no Instagram.

É o que mostra um estudo realizado pela empresa Codecs, em parceria com o Datafolha, entre os dias 15 e 16 de setembro, em levantamento que considerou apenas os dois protagonistas do embate – Datena e Marçal.

Após ser provocado pelo empresário e influenciador, o ex-apresentador do programa Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, acertou uma cadeirada no adversário, causando perplexidade nos demais candidatos e nos organizadores do debate.

Datena foi expulso do programa, enquanto Marçal também não pôde continuar – e saiu da sede da TV Cultura diretamente para o hospital.

Segundo a pesquisa, o engajamento do candidato do PSDB após a cadeirada em Marçal foi 16 vezes maior em relação ao registrado nos 45 dias anteriores.

Nas duas primeiras publicações sobre o episódio, Datena obteve uma média de quase 100 mil interações por postagem, ante apenas 6,2 mil no período entre 17 de julho e 8 de setembro.

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Marçal, agredido pelo candidato do PSDB, também teve seu desempenho alavancado no Instagram, mas em proporção menor – duas vezes mais.

O influenciador fez 23 publicações após levar a cadeirada, com média de 265 mil interações por postagem. No período entre 19 de maio e 8 de setembro, Marçal atingiu média de 133 mil interações.

O estudo considera que uma interação é a soma da quantidade de curtidas e comentários nas publicações feitas pelos candidatos em seus perfis no Instagram.

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Até as 13 horas da última segunda-feira (16), Pablo Marçal contabilizava 6,1 milhões de interações nas postagens sobre a cadeirada. Datena, por sua vez, atingiu 200 mil interações.

Ambos os candidatos também avançaram em número de menções na plataforma. Datena passou de 1.860, em média, na semana passada, para quase 80 mil depois de agredir Marçal no debate. Já o candidato do PRTB alcançou 76 mil menções.

Pesquisa da Quaest

Na manhã desta quarta-feira (18), a Quaest divulgou uma nova pesquisa de intenção de voto sobre a corrida eleitoral na maior cidade do Brasil.

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No primeiro levantamento após a cadeirada de Datena em Marçal, o instituto mostrou que o candidato do PSDB oscilou positivamente 2 pontos, ainda dentro da margem de erro, de 8% para 10% das intenções de voto, voltando a ficar numericamente à frente da deputada federal Tabata Amaral (PSB), que oscilou de 8% para 7% no período. Os dois seguem tecnicamente empatados.

O movimento de Datena, dentro da margem de erro, pode ser explicado pelo aumento expressivo de sua exposição nos meios de comunicação. As imagens da cadeirada correram o país e partes do mundo, lançando holofotes sobre o apresentador. Segundo dados do Google Trends, o número de buscas pelo nome “Datena” no buscador cresceu mais de 1.000% no dia seguinte ao episódio e chegou a figurar como expressão mais buscada no país — de longe, a maior exposição do candidato nas eleições municipais desde que se iniciou o período de campanha.

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 15 e 17 de setembro, Marçal foi de 23%, na semana passada, para 20%, e ficou mais distante de seus dois adversários na dianteira da disputa — o prefeito Ricardo Nunes (MDB), que manteve 24% das intenções de voto, e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL), que oscilou de 21% para 23% da última pesquisa realizada pelo instituto para cá.

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Apesar dos movimentos, o quadro segue indicando empate técnico entre os três candidatos, já que a margem de erro máxima da pesquisa é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. Ou seja, Marçal pode ter entre 17% e 23% das intenções de voto, enquanto Nunes, algo entre 21% e 27%, e Boulos, de 20% a 26%.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”