Publicidade
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta terça-feira (30), que o Brasil buscará uma integração econômica, política, cultural e social com os países da América Latina e que a ampliação da afirmação de uma identidade latino-americana no plano internacional é possível com uma região forte.
“O Brasil buscará a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando a formação de uma comunidade latino-americana de nações”, disse Lula na abertura de encontro com líderes de países sul-americanos, no Palácio do Itamaraty.
Lula ainda afirmou que o processo de integração entre os países sul-americanos foi interrompido nos últimos anos, criticando a política externa de seu antecessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que o contexto atual para a reintegração é ainda mais difícil do que no passado.
“Se hoje damos os primeiros passos para retomar o diálogo enquanto região, o contexto que enfrentamos é mais desafiador que no passado”, disse o presidente.