Publicidade
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ser internado no Hospital Santa Júlia, em Manaus (AM), no domingo (5). Na véspera, ele já havia sido atendido no local após sofrer um mal-estar em função de um quadro clínico de erisipela.
Trata-se de um processo infeccioso da pele que pode atingir a gordura do tecido celular. A erisipela é causada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e portadores de deficiência da circulação das veias dos membros inferiores.
Mesmo depois de receber alta médica, no sábado, Bolsonaro manteve as agendas na capital do Amazonas e participou de um encontro do PL Mulher, ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, sua esposa. Na tarde de domingo, o ex-presidente voltou ao hospital, “sem previsão de alta”, como o próprio Bolsonaro escreveu em sua conta oficial no X.
Continua depois da publicidade
Em nota, o hospital informou que o ex-presidente deu entrada no hospital com um “quadro de desidratação e processo infeccioso de pele”. “Voltou ao hospital após seus compromissos, onde segue internado para antibioticoterapia venosa e hidratação sob cuidados do médico infectologista Dr. Alexandre Souza”, diz o comunicado.
Ainda de acordo com o hospital, Bolsonaro “segue hemodinamicamente estável aguardando alta”.
Na manhã desta segunda-feira (6), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, também usou as redes sociais e chegou a informar que Bolsonaro seria transferido para um hospital em Brasília (DF). Segundo o parlamentar, seu pai “passa bem” e “já reagem bem aos antibióticos”.
Continua depois da publicidade
No entanto, houve uma mudança de planos. Segundo o advogado e ex-secretário de Comunicações Fábio Wajngarten, o ex-presidente será internado para observação no Hopital Vila Nova Star, em São Paulo (SP), pelo qual já passou diversas vezes. A viagem deve ocorrer até o fim da tarde.
No hospital, o ex-presidente recebeu a visita do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). “Deixei nossa equipe à disposição para ajudar no que for necessário. Ele afirmou que está bem e daqui a pouco já está 100%”, afirmou Lima.
Durante o evento do PL Mulher, no sábado, Bolsonaro minimizou o problema de saúde. “Não tem nada demais. É uma possível erisipela, estou sendo tratado e só vou voltar na madrugada. Ela [Michelle] volta hoje mais cedo”, afirmou o ex-presidente.
Continua depois da publicidade
“Quando cai a imunidade da gente, por problemas mais variados, a erisipela é comum de acontecer. Então, já estou medicado, tranquilo, pronto para outra aí”, completou Bolsonaro.
Leia também: