Bolsonaro viaja ao RS para sacramentar indicação de vice do prefeito de Porto Alegre

O nome que deve compor a chapa do atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), é o da tenente-coronel Betina Worm, que se filiará ao PL; Jair Bolsonaro passará por outras cidades do estado

Fábio Matos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (Foto: THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) (Foto: THIAGO RIBEIRO/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fará uma visita ao Rio Grande do Sul, nesta semana, para sacramentar indicações de pré-candidatos do PL para a disputa das eleições municipais de outubro.

Na capital, Porto Alegre, o nome que deve compor a chapa do atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), é o da tenente-coronel Betina Worm.

Além de Porto Alegre, Bolsonaro deve passar por alguns dos principais colégios eleitorais do Rio Grande do Sul, entre os quais os municípios de Canoas, São Leopoldo e Caxias do Sul. O ex-presidente deve chegar ao estado na quarta-feira (24).

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Betina Worm é veterinária de formação e tenente-coronel do Exército. Seu nome foi chancelado pelo diretório estadual do PL no Rio Grande do Sul e contou com aval do deputado federal Zucco (PL-RS) e da vereadora Nádia (PL-RS), de Porto Alegre, que tentará novo mandato na Câmara Municipal.

Até então, Nádia vinha sendo apontada como a favorita para formar chapa com o prefeito da capital gaúcha, mas a própria vereadora, em publicação nas redes sociais, elogiou a escolha de Betina.

Continua depois da publicidade

A coligação que apoiará Sebastião Melo deve ser formada por PL, PP, PSD e PRD, além do MDB, partido do prefeito.

De acordo com determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Betina deve deixar suas funções no Exército até a data em que solicitar o registro da candidatura. A filiação da tenente-coronel ao PL deve ser realizada na convenção da legenda, marcada para sábado (27).

Sebastião Melo foi eleito prefeito de Porto Alegre em 2020, quando derrotou Manuela D’Ávila (PCdoB), no segundo turno, obtendo 54,63% dos votos válidos. Em 2024, sua principal adversária nas urnas deve ser a deputada federal Maria do Rosário (PT), que conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”