Bolsonaro vem “destruindo a nossa democracia”, diz Joaquim Barbosa em vídeo para campanha de Lula

Para ex-ministro do STF, Jair Bolsonaro abusa dos poderes presidenciais e interfere em assuntos “que não são da sua alçada”

Fábio Matos

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, que já havia declarado voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República, gravou um vídeo, divulgado nesta sexta-feira (28), em que afirma que Jair Bolsonaro (PL) vem “destruindo” a democracia brasileira.

O vídeo está sendo compartilhado nas redes sociais da campanha de Lula.

“Bolsonaro vem, pouco a pouco, destruindo a nossa democracia, essa democracia, que nós levamos tanto tempo para construir”, diz Barbosa.

Segundo o ex-presidente do STF, “Bolsonaro usa com frequência, de maneira abusiva, dos poderes presidenciais, especialmente para interferir em assuntos que não são da sua alçada”.

Na gravação, o ex-integrante do Supremo afirma ainda que a educação é um assunto que o “preocupa muito”. “Sem educação, você não melhora de vida. Permanece onde está ou piora, especialmente quando a idade avança”, diz.

“Portanto, na hora de votar, no próximo domingo, pense com muito carinho sobre essa questão”, conclui Barbosa.

Joaquim Barbosa foi ministro do STF de 2003 a 2014. Indicado por Lula para uma vaga na corte, o magistrado ocupou a presidência do tribunal entre 2012 e 2014. Sofrendo com alguns problemas de saúde, ele deixou a corte voluntariamente, antes mesmo de atingir a idade de aposentadoria compulsória.

Barbosa foi o relator do rumoroso processo do mensalão, que investigou o escândalo de corrupção que marcou o primeiro governo de Lula – vários integrantes do PT e do governo foram condenados pelo STF.

Em 2018, Barbosa se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) e teve o nome especulado como possível candidato à Presidência da República, mas acabou desistindo da ideia. Em fevereiro de 2022, anunciou sua saída do PSB.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”