Bolsonaro segue internado, já caminha pelo hospital e está “estável e sem febre”

No fim de semana, ex-presidente foi diagnosticado com erisipela, um processo infeccioso da pele que pode atingir a gordura do tecido celular; a doença é causada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos

Fábio Matos

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caminha pelos corredores de hospital em São Paulo (SP) (Foto: Reprodução/redes sociais)
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) caminha pelos corredores de hospital em São Paulo (SP) (Foto: Reprodução/redes sociais)

Publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continua reagindo bem ao tratamento, já começou a caminhar pelos corredores do hospital e apresenta quadro “estável”, sem febre. As informações constam do novo boletim médico divulgado pelo Hospital Vila Nova Star, nesta quarta-feira (8). Ainda não há previsão de alta.

De acordo com o comunicado assinado pelo diretor-geral do hospital, Daniel Favarão Del Negro, e pelo diretor clínico, Paulo Marcelo Gehm Hoff, Bolsonaro “evolui clinicamente estável e sem febre”.

“Houve melhora da função intestinal e ele já caminhou no corredor nesta quarta-feira (8/5). Permanece recebendo o tratamento endovenoso com antibióticos para erisipela no membro inferior esquerdo, com melhora gradativa do quadro infeccioso”, diz a nota.

Continua depois da publicidade

O médico-cirurgião Antônio Luiz Macedo, que monitora o quadro de saúde de Bolsonaro desde que o político foi esfaqueado durante a campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora (MG), está acompanhando o caso e o atendimento, juntamente com o cardiologista Leandro Echenique.

No último fim de semana, o ex-presidente foi diagnosticado com erisipela, um processo infeccioso da pele que pode atingir a gordura do tecido celular.

A doença é causada por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. Pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum nos diabéticos, obesos e portadores de deficiência da circulação das veias dos membros inferiores.

Continua depois da publicidade

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro sofre com um quadro de erisipela. Em novembro de 2022, nos últimos meses de seu governo, o então presidente teve a mesma infecção, o que o levou a cancelar vários compromissos.

Na manhã desta quarta-feira, em sua conta oficial no X (antigo Twitter), Bolsonaro publicou um curto vídeo no qual aparece caminhando pelo corredor do hospital, acompanhado por uma enfermeira.

“Estou bem, graças a Deus. Uma erisipela está sob controle e uma aderência, mas está tudo certo. Brevemente, voltaremos às atividades”, diz o ex-presidente na gravação.

Continua depois da publicidade

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”