Publicidade
O avião presidencial que está trazendo de volta ao país brasileiros que estavam retidos na Faixa de Gaza em meio à guerra entre Israel e o grupo militante palestino Hamas chegará ao Brasil na noite desta segunda-feira (13) depois de decolar nesta manhã do Cairo, capital do Egito, informou o Ministério das Relações Exteriores.
“Instantes atrás, às 6h51 no horário de Brasília, a aeronave VC-2, da Presidência da República, decolou do Egito rumo ao Brasil. A bordo, 32 passageiros que deixaram a Faixa de Gaza no domingo e cumprem agora a última etapa do voo de repatriação do governo federal. São 17 crianças, nove mulheres e seis homens: 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros trazidos no décimo resgate da zona de conflito no Oriente Médio”, disse o Itamaraty em nota.
A aeronave fará paradas técnicas em Las Palmas, na Espanha, e em Recife, antes de chegar à base aérea de Brasília, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.
Continua depois da publicidade
O grupo esperou por três semanas pela autorização para cruzar da Faixa de Gaza, que vem sendo alvo de ataques maciços de Israel, para o Egito. O enclave tem sido duramente atingido por ataques retaliatórios israelenses em resposta aos atentados realizados pelo Hamas em Israel no dia 7 de outubro, que deixaram cerca de 1.200 israelenses mortos, a maioria civis, e 240 pessoas foram sequestradas e levadas para Gaza.
Desde o início dos ataques de Israel, mais de 11 mil pessoas foram mortas em Gaza, cerca de 40% delas crianças, segundo autoridades médicas de Gaza, que é governada pelo Hamas.