Publicidade
SÃO PAULO – Apenas alguns dias depois do diretor da CIA, Michael Hatden, afirmar que a rede terrorista Al-Qaeda planeja realizar ataques de “alto impacto” contra os EUA, o líder do grupo, Osama Bin Laden, divulgou novo vídeo em homenagem aos suicidas de 11 de setembro, no 6º aniversário do ataque.
Um grupo norte-americano de monitoramento de sites islâmicos divulgou uma mensagem que mostra Bin Laden saudando a memória do terrorista Walid al-Shehri, “um jovem que se expôs aos perigos mais extremos e que tinha uma qualidade rara entre os homens: um dos 19 heróis”, disse Bin Laden.
Walid al-Shehri ocupava o avião que se checou contra um das torres do World Trade Center em Nova York há exatos seis anos. Desde então, os EUA vivem a expectativa de um novo ataque de grandes proporções, mas, até agora nenhum evento se aproximou da dimensão dos atentados ocorridos em 2001.
“Seqüelas econômicas significativas”
Na última sexta-feira (7), o diretor da CIA, Michael Hatden, disse que estima “com alto nível de confiança”, que a Al-Qaeda planeja ataques de alto impacto contra o território dos Estados Unidos. Segundo o diretor, os ataques teriam um “impressionante” poder de destruição e uma enorme quantidade de vítimas.
Qual seria o efeito de um novo ataque terrorista? |
(…)é difícil mensurar a dimensão do efeito nos mercados, mas a primeira reação dos investidores certamente seria a de sair dos ativos de renda variável |
O chefe da agência alerta que a Al-Qaeda busca alvos que possam produzir um grande número de vítimas, destruição impressionante e “seqüelas econômicas significativas”. “Quero ser o mais direto possível sobre o perigo que temos pela frente”, completou.
Efeitos do 11/09 no mercado financeiro
Em 11 de setembro de 2001, após os ataques atribuídos ao grupo terrorista Al-Qaeda no centro de Manhattan, derrubando as torres do World Trade Center e no Pentágono, o Ibovespa encerrou as negociações com antecedência, amargando uma queda de aproximadamente 9%.
Continua depois da publicidade
Nos EUA, as bolsas não abriram no dia 11 e só retomaram as negociações seis dias depois, com o índice Dow Jones fechando em queda de 7%.