Publicidade
A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caiu 20 pontos percentuais entre seus próprios eleitores nos últimos dois meses, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). O levantamento mostra que o percentual de eleitores do petista em 2022 que consideram o governo ótimo ou bom caiu de 66% para 46%.
O estudo aponta que, além da queda na aprovação, o número de eleitores de Lula que avaliam a gestão como regular subiu de 27% para 40%, enquanto aqueles que consideram o governo ruim ou péssimo passaram de 7% para 13%.
A margem de erro desse extrato da pesquisa é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.
Continua depois da publicidade
Leia mais: Aprovação de Lula cai a 24% e é a pior de todos os seus mandatos, aponta Datafolha
Entre as mulheres, a aprovação caiu 14 pontos, atingindo 24%, níveis semelhantes aos dos homens. Entre eles, a aprovação caiu 9%.
A pesquisa também revela que a aprovação do presidente Lula entre os eleitores pretos e pardos caiu 15 e 13 pontos percentuais, respectivamente. Esses grupos correspondem a 61% dos entrevistados.
Continua depois da publicidade
Na análise regional, o Nordeste, reduto histórico de apoio ao petista, registrou uma queda de 16 pontos na aprovação, enquanto o Sudeste viu uma diminuição de 11 pontos. Apesar disso, os nordestinos ainda mantêm uma leve vantagem em avaliações positivas, com 33% aprovando o governo.
Em termos de renda, a maior queda ocorreu entre os mais pobres, que representam 51% da amostra e 60% dos eleitores de Lula. A aprovação do presidente nesse grupo caiu de 44% para 29%.