Apresentador de TV lidera corrida eleitoral em BH; prefeito é desconhecido por 48%

O deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) aparece em primeiro lugar nas intenções de voto e venceria todos os adversários no segundo turno, mostra pesquisa da Quaest

Fábio Matos

Mauro Tramonte (Republicanos), pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte (MG) (Foto: Willian Dias/ALMG)
Mauro Tramonte (Republicanos), pré-candidato à prefeitura de Belo Horizonte (MG) (Foto: Willian Dias/ALMG)

Publicidade

O deputado estadual e apresentador de TV Mauro Tramonte (Republicanos) aparece na liderança da primeira pesquisa da Quaest sobre a corrida eleitoral em Belo Horizonte (MG), com uma ampla vantagem em relação aos demais concorrentes.

De acordo com o levantamento, divulgado nesta terça-feira (11), Tramonte tem 25% das intenções de voto em um dos cenários pesquisados. Na sequência, aparecem o deputado estadual Bruno Engler (PL) e o ex-deputado estadual João Leite (PSDB), ambos com 11%.

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), é mencionado por 9% dos eleitores, numericamente empatado com a deputada federal Duda Salabert (PDT) e o senador Carlos Viana (Podemos). O deputado federal Rogério Correia (PT), com 6% das intenções de voto, está tecnicamente empatado com Noman, Salabert e Viana.

Continua depois da publicidade

O presidente da Câmara Municipal, Gabriel Azevedo (MDB), e a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) têm 2%. A pré-candidata apoiada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Luísa Barreto (Novo), aparece com 1% das intenções de voto. Ela é ex-secretária estadual de Planejamento e Gestão.

Prefeito desconhecido

Apesar da liderança folgada de Tramonte, a pesquisa da Quaest indica que 87% dos eleitores ainda não definiram seus votos – ou seja, praticamente 9 de cada 10 eleitores da capital mineira.

O atual prefeito, Fuad Noman, que assumiu o cargo em março de 2022 – quando Alexandre Kalil (PSD) deixou o cargo para disputar o governo do estado –, é desconhecido por quase metade dos eleitores da cidade (48%). Entre os que dizem conhecer Noman, 26% afirmam que podem votar nele e 25% rechaçam essa possibilidade.

Continua depois da publicidade

Segundo a pesquisa, apenas 12% dos eleitores que votaram na chapa Kalil-Noman em 2020 se dizem dispostos a apoiar o atual prefeito na disputa de outubro.

Segundo turno

Em um eventual segundo turno em Belo Horizonte, o único adversário que não aparece à frente de Fuad Noman é Bruno Engler – que é apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Nesse cenário, ambos aparecem empatados com 31% das intenções de voto.

Tramonte, por sua vez, venceria todos os rivais em um hipotético segundo turno: 49% a 24% contra Viana; 55% a 19% contra Engler; 53% a 25% contra Noman; 59% a 21% contra Salabert; e 60% a 17% contra Correia.

A pesquisa

O levantamento da Quaest foi realizado entre os dias 5 e 8 de junho de 2024. Foram feitas 1.200 entrevistas na cidade de Belo Horizonte, e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-00125/2024.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”