Antigos adversários: em São Paulo, Lula visita ex-presidente FHC, de 93 anos

Fernando Henrique Cardoso (PSDB) governou o Brasil por 8 anos, de 1995 a 2002; o tucano derrotou Lula nas eleições de 1994 e 1998, ambas no primeiro turno. O PT fez dura oposição aos dois governos do PSDB

Fábio Matos

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em São Paulo (SP), no fim da manhã de domingo (23), para fazer uma visita ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), antigo adversário político, que recentemente completou 93 anos.

O aniversário de FHC, que não vem participando do debate público nem concedendo entrevistas à imprensa, foi celebrado no dia 18 de junho (terça-feira da semana passada).

Lula deixou a Base Aérea de Brasília (DF), com destino à capital paulista, por volta das 10h15 de domingo. O desembarque em São Paulo aconteceu às 11h50.

Continua depois da publicidade

Baixe uma lista de 11 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

A visita a FHC ficou para esta segunda-feira (24). Lula chegou ao apartamento do tucano por volta das 12h15.

O presidente telefonou para FHC no dia 18, para cumprimentá-lo pelo aniversário. Na capital paulista, Lula está acompanhado pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja.

Continua depois da publicidade

Tucano derrotou petista em 1994 e 1998

FHC governou o Brasil por 8 anos, de 1995 a 2002. O tucano derrotou Lula nas eleições de 1994 e 1998, ambas no primeiro turno. O PT fez dura oposição aos dois governos do PSDB.

Em 2002, o candidato apoiado por FHC – José Serra – foi derrotado por Lula, que chegou ao Palácio do Planalto em sua quarta tentativa (também havia sido derrotado em 1989, por Fernando Collor).

Lula foi reeleito em 2006 vencendo o então tucano Geraldo Alckmin (hoje vice-presidente da República). Em 2010 e 2014, apoiada por Lula, Dilma Rousseff derrotou duas vezes o PSDB (batendo Serra, em 2010, e Aécio, em 2014).

Continua depois da publicidade

Apoio de FHC a Lula em 2022

Figura histórica do PSDB, FHC declarou voto em Lula no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.

Na ocasião, em um post publicado em sua conta no Twitter (hoje X), FHC atribui o voto a “uma história de luta pela democracia e inclusão social”. O tucano publicou ainda duas fotos em que aparece ao lado de Lula.

Também pela rede social, Lula agradeceu ao ex-adversário e escreveu que “o Brasil precisa de diálogo e de paz”.

Continua depois da publicidade

Noam Chomsky

Além do possível encontro com FHC, Lula deve visitar o filósofo e linguista americano Noam Chomsky, de 95 anos. Na semana passada, ele recebeu alta do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde estava internado desde que sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), em julho do ano passado.

Segundo informações de quem acompanha o quadro clínico de Chomsky, o filósofo americano está com dificuldades motoras e na fala. Ele segue em recuperação, mas poderá fazer o tratamento em casa.

Noam Chomsky, amigo de Lula, é professor emérito de linguística do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Ele é casado com a brasileira Valéria Chomsky, também linguista. O casal tem residência em São Paulo desde 2015.

Fábio Matos

Jornalista formado pela Cásper Líbero, é pós-graduado em marketing político e propaganda eleitoral pela USP. Trabalhou no site da ESPN, pelo qual foi à China para cobrir a Olimpíada de Pequim, em 2008. Teve passagens por Metrópoles, O Antagonista, iG e Terra, cobrindo política e economia. Como assessor de imprensa, atuou na Câmara dos Deputados e no Ministério da Cultura. É autor dos livros “Dias: a Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960” e “20 Jogos Eternos do São Paulo”