J.D. Vance: conheça o novato na política que será o vice na chapa de Trump

Autor de um best-seller, Vance foi anunciado como vice um dia depois do atentado contra Trump na Pensilvânia

J. D. Vance
(Imagem: Acervo pessoal/Instagram)
Nome completo:James David Vance
Data de nascimento:2 de agosto de 1984
Local de nascimento:Middletown, Ohio – EUA
Formação:Ciência Política na Universidade de Ohio e Direito na Universidade Yale
Ocupação:Senador por Ohio (desde 2023)

Em 15 de julho, no primeiro dia da Convenção Nacional do Partido Republicano, Donald Trump anunciou o jovem J.D. Vance como seu vice na chapa que vai disputar as eleições de novembro.

Vance, um senador republicano em seu primeiro mandato, já foi crítico e oponente de Trump, chegando chegando a declarar em matéria no New York Times que o ex-presidente “não tinha condições de assumir o mais alto cargo dos EUA”.

Ao longo do tempo, Vance se aproximou ideologicamente de Trump, e hoje é considerado um dos perfis mais alinhados com o republicano para compor a chapa na corrida à Casa Branca. Além disso, analistas acreditam que sua escolha possa influenciar os millennials e dar um novo impulso às chances do ex-presidente na disputa.

Em 2016, Vance ganhou projeção nacional com a publicação de “Hillbilly Elegy”, um livro de memórias familiares que se tornou best-seller. No Brasil, o livro foi traduzido como “Era uma vez um sonho” e também foi adaptado para o cinema, em um filme lançado pela Netflix em 2020.

Quem é J.D. Vance? 

J.D. Vance nasceu como James Donald Bowman em Middletown, Ohio, em 2 de agosto de 1984. De origem escocesa-irlandesa, é o filho mais velho de Donald Bowman e Beverly Vance. Ele e sua irmã foram criados principalmente por seus avós, Jamie e Bonnie Vance, de quem viria a adotar o sobrenome posteriormente.

Após servir no Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA durante a Guerra do Iraque, Vance se formou em Ciência Política na Universidade de Ohio e depois na Faculdade de Direito de Yale. Antes de ingressar na política, ele trabalhou no mercado de investimentos como cofundador de um fundo de venture capital.

Vida pública e início na política

Após a vitória de Donald Trump na eleição presidencial de 2016, Vance retornou a Ohio e criou uma instituição anti-drogas. Comunicador hábil, costumava dar palestras e era presença frequente nos jantares do Partido Republicano. Em muitas ocasiões em que falava publicamente, trazia questões pessoais, como os problemas familiares e o vício da mãe em drogas, posteriormente relatados em seu livro de memórias.

Vance conquistou o primeiro cargo eletivo em 2022, como senador por Ohio. Próximo do filho mais velho do ex-presidente, Donald Trump Jr., buscou o apoio do patriarca para concorrer ao Senado, que se mostrou receptivo e endossou o novato. Questionado sobre sua mudança de posição, Vance disse que o trabalho positivo do republicano na presidência o fez mudar de ideia quanto às críticas que fazia no passado.

De crítico a defensor leal de Trump

Aos poucos, Vance foi se transformando em um dos apoiadores mais leais do ex-presidente, inclusive em relação aos problemas legais que enfrenta.

Durante o julgamento em que Trump foi condenado por fraude por falsificar documentos que encobriram a compra do silêncio da atriz pornô Stormy Daniels, o jovem senador foi o primeiro candidato da lista de vices a chegar no tribunal de Manhattan. Prestando total solidariedade, organizou uma arrecadação de fundos para o ex-presidente em junho, contando com suas conexões empresariais e com investidores do Vale do Silício.

Vance também é rigoroso quanto à defesa de pautas conservadoras, como o fim do direito ao aborto e eliminação de proteções climáticas. Também apoia Trump em questões fundamentais para o ex-presidente, como maior rigidez contra a China e fronteiras com segurança reforçada.