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Oferecer uma solução ainda mais completa de planejamento financeiro e proteção pessoal e patrimonial para pessoas físicas e jurídicas, incluindo planos de previdência privada, diferentes modalidades de seguro e consórcio. Esse é um dos principais objetivos da XP Seguros, divisão de negócios voltada à promoção desse segmento no ecossistema de investimentos e serviços financeiros da XP Inc.
Para reforçar esse propósito, a empresa promoveu no dia 20 de fevereiro, em São Paulo, o Insurance Day 2024, um evento reunindo seguradoras e parceiros de distribuição desses produtos com foco na melhoria do atendimento aos clientes, com patrocínio de Icatu, MetLife, Pottencial, MAG, Prudential, XP Seguros e Omint.
Segundo Roberto Teixeira, head da XP Seguros e Previdência, o brasileiro está se tornando mais cuidadoso com o planejamento financeiro, a proteção do patrimônio e a garantia de um futuro seguro para a sua família. “A cultura do brasileiro, principalmente após a pandemia, está muito mais focada na sua proteção e planejamento de longo prazo, seja por meio de seguro de vida, seja por meio de uma solução completa em previdência privada”, ele afirma.
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Durante o evento, Teixeira lembrou que o mercado de planos de previdência e seguros vem crescendo mais de 20% ao ano, tendência que deve se manter no futuro. “Hoje, o setor de seguros representa menos de 7% do PIB brasileiro. Em países desenvolvidos, esse patamar chega perto de 20%”, compara.
Os planos de previdência privada, ele observa, vêm ganhando cada vez mais importância como instrumento de planejamento financeiro de longo prazo e também sucessório, por suas vantagens em relação às outras formas de transmissão de herança. “Existe uma correlação muito forte entre o planejamento financeiro e a proteção”, pontua Teixeira.
Segundo ele, o Insurance Day 2024 buscou contribuir com o propósito da XP de promover educação financeira no País, compartilhando conhecimento entre os parceiros que oferecem soluções de seguro e previdência e os escritórios que levam esses produtos aos clientes. O evento teve painéis dedicados ao aperfeiçoamento do trabalho de venda consultiva de seguro de vida, previdência privada, consórcio e seguro garantia, modalidade que vem ganhando importância no segmento corporativo.
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“Trouxemos para o evento alguns dos nossos principais parceiros, que levam uma venda muito mais consultiva e dão para o nosso produto uma grande solidez e sofisticação”, ressalta Teixeira.
Novas tecnologias e IA
De acordo com o executivo, a oferta de seguros, previdência e consórcio integra o plano da XP de se tornar uma plataforma cada vez mais completa, atendendo às diferentes necessidades dos clientes de forma ampla e customizada. “Esses segmentos dão muita robustez para o ecossistema da XP como um todo”, ele resume.
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Para continuar crescendo, a empresa e seus parceiros vêm investindo em novos serviços. “Temos hoje um dos maioresmarketplaces em seguro de vida e a maior plataforma de previdência do mercado, mas, para termos uma atuação ainda mais relevante, buscamos nos reinventar o tempo todo criando cada vez mais serviços diferenciados para os nossos assessores e clientes”, observa.
No Insurance Day 2024, a XP apresentou duas tecnologias que estão sendo desenvolvidas e devem ser disponibilizadas em breve ao mercado: uma ferramenta de planejamento financeiro para ajudar os clientes a atingirem seus objetivos de longo prazo e uma grande novidade em sua plataforma única de seguros de vida. Agora, além de ter acesso a diversos serviços de gestão da carteira, os assessores passarão a contar com um multicotador de seguros de vida, o que facilita e agiliza o processo de cotação de seguros, pelos assessores, nas seguradoras que compõe o marketplace da XP”
O head da XP Seguros e Previdência destaca também a utilização de inteligência artificial para analisar dados, identificar padrões de comportamento e tornar a oferta de serviços ainda mais customizada, melhorando o trabalho dos assessores e o atendimento aos clientes.
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“Mais uma vez, a XP está saindo na dianteira em termos de identificar o comportamento por IA para orientar tanto as nossas ofertas por via digital quanto por meio do assessor, proporcionando uma venda muito mais direcionada e customizada”, ele pontua. “Cerca de 40% dos leads gerados com o auxílio de IA têm sido exitosos.”
Além de Teixeira, participaram dos painéis do Insurance Day 2024 os executivos Cadu Fernandes (head de Inside Sales Seguros PF da XP); Caio Peres (head de Inside Sales da XP); Caio de Souza (Head de Produtos PF na XP); Bruno Autran (Head de Produtos PJ na XP); Camila Iensen (head de Soluções Patrimoniais da Monte Bravo Corretora); Caroline Perussi Martins (head de Seguros da MetLife); Daniel Simon (diretor Comercial da Icatu Seguros); Eduardo Araújo Monteiro (head de Planejamento Patrimonial da Ável Investimentos); Fabiano Vidal (diretor de Parcerias Comerciais da Prudential); Larissa Althoff (diretora de Parcerias Financeiras da MAG); Lucas Birsztein Kanner (head de Inside Sales Previdência da XP); Michelle Albuquerque Capasso (head de Inside Sales Seguros PJ da XP); Paulo Marchezine (head de Canais Estratégicos da Pottencial); Pedro Velasco (head de Seguridade da Liberta Investimentos); Rainier Tamborim (especialista de Consórcio da XP); e Rodrigo Saldanha (head de Inside Sales da XP Seguros e Previdência).