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A visão de um atendimento 360 dos clientes, que vá além da oferta de produtos de investimentos e inclua um planejamento financeiro capaz de avaliar, prever e mitigar situações de risco é uma das frentes de atuação no foco da XP. Referência por transformar o mercado de investimentos e o trabalho dos escritórios de agentes autônomos, a nova jornada que a XP busca promover, por meio da XP Vida e Previdência S.A. e da XP Corretora de Seguros Ltda., visa estimular na sua rede a oferta de produtos de proteção financeira – seguros e previdência.
A parceria com seguradoras para a oferta de produtos sob medida e a busca por profissionais especialistas são os objetivos da nova empreitada. Uma das frentes da XP é atrair profissionais dedicados ao tema, o que tem sido feito com campanhas para formar especialista em seguros e previdência para que atuem junto à rede de escritórios parceiros.
A visão de que a oferta de seguros e de produtos de previdência agrega valor às estratégias de investimento dos clientes é o motivador da XP.
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“Os escritórios associados conseguem prestar serviços relevantes além dos investimentos, o que inclui seguros e previdência. Muitos parceiros hoje contam com estruturas dedicadas e especializadas nos temas de planejamento sucessório e proteção patrimonial de longo prazo”, comenta Amâncio Paladino, diretor de Produtos da XP Vida e Previdência.
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Para o executivo, também é papel dos escritórios promover estratégias que protejam os clientes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, função que produtos de seguros e a previdência podem cumprir.
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Os diferentes tipos de riscos a serem mitigados podem ser ligados a temas como o sucessório familiar, sucessório empresarial, doenças graves, acidentes pessoais, interrupção de atividades, riscos empresariais etc.
“Tem sido um trabalho intenso disseminar a cultura de proteção patrimonial e uma parcela significativa de nossos parceiros já está capacitada e estruturada a orientar os clientes, considerando os riscos em conjunção com aspectos de investimento e tributários. Na outra ponta, uma rede de parceiros crescente exige um trabalho constante e nosso trabalho sempre evolui”, acrescenta Paladino, ao citar os esforços da XP para qualificar a rede de agentes autônomos.
Além de ajudar a atrair novos profissionais focados em seguros, a XP atua em outras duas frentes para colaborar com os escritórios parceiros. Em uma delas o foco é em oferecer a melhor estruturação e distribuição de produtos do mercado. Na XP, há uma série de seguros exclusivos que foram desenhados em conjunto com as seguradoras.
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“Isso vale também para previdência, que oferece versões previdenciárias de grandes fundos do mercado, atrelados aos produtos criados pela nossa seguradora.” Hoje, a XP oferece produtos de mais de 10 seguradoras nos mais diversos ramos de vida até planos de saúde.
A segunda frente de atuação foca na melhor distribuição de resultados entre fornecedores, distribuidores e seguradoras agregando o valor para o cliente final.
“Nossos parceiros de distribuição têm acesso a uma plataforma super completa de funcionalidades, atendimento e capacitação, o que assegura ao cliente final uma experiencia mais fluída e simples desde o momento da oferta, passando pela aceitação dos riscos, alocação dos ativos e indo até o pagamento dos resgates ou sinistros”, explica o executivo da XP.
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Mercado demanda proteção
As iniciativas da XP para estimular a oferta de seguros pela rede de escritórios parceiros responde tanto a uma melhora na percepção do brasileiro quanto à importância da previdência privada para complementar a renda, quanto ao maior interesse em mitigar riscos.
A covid-19 reforçou a necessidade de lidar com temas sucessórios, na pessoa física, e mesmo proteger o patrimônio ou o fluxo de caixa, nas empresas. No ramo de vida, os prêmios do mercado avançaram 12,5% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, segundo dados divulgados pela CNseg.
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Já no setor de previdência aberta, de acordo com a Fenaprevi, os últimos anos foram de crescimento constante dos ativos geridos pelas seguradoras, atingindo a casa dos R$ 1,26 trilhão, no primeiro trimestre de 2023.
“A decisão pela compra de uma apólice de seguros e pela aplicação em um plano de previdência é, na maioria das vezes, baseada numa consultoria e numa boa assessoria”, comenta Paladino. “Temos um momento único do mercado segurador onde tanto a sociedade como os assessores estão dispostos a tocar no tema de planejamento sucessório, patrimonial e investimento de longo prazo”, complementa.
Crescimento da operação
Toda a estratégia voltada a ampliar o mix de seguros de vida e previdência ofertados na rede de parceiros tem dado resultado. Considerando dados do primeiro trimestre de 2023, conforme disponível no site de RI da XP Inc., o crescimento das receitas em relação primeiro trimestre de 2022 no ramo de previdência foi de 17% e no ramo de seguros foi de 42%.
“Nosso marketplace tem sob custódia mais de R$ 50 bilhões em previdência e a nossa seguradora própria é a líder de mercado entre as independentes, não ligadas a nenhum grande banco.” A campanha da XP para atrair e formar novos profissionais para atuarem como especialistas em seguros prossegue no site. Outras informações podem ser acessadas aqui.