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Seguro de vida da XP tem aceitação de risco por IA e aposta em flexibilidade

XP Toda Vida aposta em planejamento financeiro para atender às necessidades dos clientes

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Amâncio Paladino, Diretor da XP Seguros
Amâncio Paladino, Diretor da XP Seguros

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Em dois anos de operação, a XP Seguros se consolidou como uma das principais seguradoras do Brasil na frente de seguro de vida individual, de acordo com levantamento da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados). Para alavancar sua posição, a companhia aposta em um produto inovador: o XP Toda Vida, que tem aceitação de risco em tempo real com base em inteligência artificial, possibilita flexibilidade e ótimo custo-benefício aos clientes, além da vantagem do atendimento personalizado da XP que ajuda no planejamento financeiro.

Segundo Amâncio Paladino, Diretor da XP Seguros, o XP Toda Vida começou as vendas há cerca de um ano e já garantiu um faturamento de R$ 40 milhões. Agora, a expectativa é avançar com as vendas abertas pela assessoria da XP.

“A expectativa é alta com esse produto, pois desenhamos para ser altamente prático e flexível e contamos com a credibilidade da seguradora da XP, que tem um nível de solvência acima de 300%. Este é um fator muito relevante para os clientes saberem da capacidade da empresa em honrar seus compromissos no longo prazo”, afirma o diretor.

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A inovação está presente desde a contratação do seguro, que é feita por inteligência artificial. Para realizar a aceitação dos riscos, a XP fornece um questionário detalhado sobre a saúde e hábitos dos clientes e as respostas são analisadas com base em dados de comportamento dos clientes e associações entre possíveis enfermidades.

“Esse conjunto de dados possibilita que a gente faça a aceitação do risco de maneira completamente online. As outras seguradoras eventualmente vão solicitar entrevistas e exames médicos e isso pode demorar bastante. Nosso processo é inovador”, afirma o diretor.

Como funciona o seguro de vida da XP?

O XP Toda Vida é um produto de prêmio nivelado. Ou seja, o cliente paga por um período de tempo, entre 10 a 30 anos, por uma cobertura que estará vigente durante toda a sua vida e capital segurado de até R$ 3 milhões. “O cliente conta com um valor fixo em todo o período que pagará o seguro. Ou seja, o valor não sofre correção pela idade, como é prática do mercado”, diz.

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O XP Toda Vida tem outras características inovadoras. Por exemplo, se por qualquer motivo o cliente não conseguir dar continuidade aos pagamentos, ele pode usar o valor investido como uma reserva de recursos para quitar outro seguro ou mesmo optar por um benefício prolongado.

“Ou seja, ao invés de estar segurado pela vida toda, caso cesse os pagamentos, o cliente pode optar por estar segurado por um período de tempo menor”, explica o diretor. “É um produto que tem uma grande flexibilidade e visa preservar aquilo que o cliente já investiu. A meta é nunca perder dinheiro”, completa.

Coberturas flexíveis

A cobertura por morte prevista no seguro se dá durante todo período da vida do contratante ou até que este opte por resgatar integral ou parcialmente, a depender da vigência, os prêmios pagos.

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Além das características tradicionais do mercado, a XP desenhou um produto pensando no planejamento financeiro dos clientes. “É natural que ao longo da vida as pessoas acumulem patrimônio e talvez a cobertura de seguro de vida que foi contratada lá atrás não faça sentido ao longo dos anos”, diz.

Pensando nisso, o produto foi criado com uma opção de cobertura decrescente, onde o capital investido vai diminuindo ao longo dos anos, em que o contratante realiza o pagamento de prêmios proporcionais. “É uma forma de planejar o uso mais inteligente do seguro”, afirma Amâncio.

Também é possível contratar o seguro por tempo pré-determinado por meio da modalidade XP Vida Temporário. “A principal ideia foi desenvolver um produto flexível voltado para um público que, de fato, preza pelo planejamento financeiro e se preocupa em amparar a família para garantir o patrimônio aos beneficiários”, afirma.

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“O XP Toda Vida é uma ferramenta essencial para planejamento patrimonial e sucessório e nosso papel é encontrar o modelo de produto que faça sentido para o cliente”, completa.

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