Conteúdo oferecido por

Menos do que um piscar de olhos: execução de ordens da XP fica 89% mais rápida

‘Flash Click’ traz melhorias em tecnologia que torna a atualização de dados de mercado e a execução de ordens mais velozes, favorecendo os traders

MoneyLab

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

A XP está lançando uma evolução da sua plataforma de negociação de ativos na bolsa. Batizado de Flash Click, o conjunto de melhorias tecnológicas torna a plataforma 89% mais rápida que a versão anterior, tanto na atualização de dados de mercado quanto na execução de ordens de compra e venda, proporcionando condições de velocidade e latência utilizada por investidores institucionais ao público trader, segmento no qual a XP é líder em operações na B3.

O Flash Click é fruto de melhorias tanto em hardware, com a aquisição de novos servidores, quanto em software, com o desenvolvimento de um código de programação otimizado para aumentar a velocidade e reduzir a latência na transmissão de dados e na execução de ordens.

“O Flash Click é uma infraestrutura superotimizada que emprega servidores e softwares de baixa latência para proporcionar aos traders as mesmas condições de informação e execução ultra rápida dos grandes investidores institucionais”, afirma Lucas Rabechini, diretor de Produtos Financeiros da XP Inc.

Continua depois da publicidade

A nova tecnologia passa a ser disponibilizada, de forma gradual, a todos os clientes e parceiros que operam renda variável. A XP disponibilizará o acesso aos novos usuários de acordo com a ordem de inscrição.

Chegar antes no livro de ofertas

Segundo Rabechini, o Flash Click traz benefícios a todos os clientes que compram e vendem ativos na B3. Mas ela é especialmente importante para o público trader que negocia com frequência mais alta e cujo desempenho depende mais da velocidade de acesso aos dados e execução de ordens.

Continua depois da publicidade

Em determinadas ocasiões, lembra o diretor da XP, frações de segundos podem gerar ganhos ou perdas consideráveis em operações na bolsa. Isso ocorre, por exemplo, quando surgem notícias surpreendentes, positivas ou negativas, sobre uma grande empresa negociada na B3, provocando oscilações bruscas nos preços de suas ações.

“Em momentos assim, a bolsa chega a receber dezenas de milhares de ordens de compra e venda em pouquíssimo tempo. Utilizar uma plataforma de baixíssima latência, como o Flash Click, faz a sua ordem chegar mais rápido no livro de ofertas e ser executada antes, o que pode ajudar o trader a garantir os melhores preços de negociação”, ele explica.

A equipe responsável pelo projeto uniu alguns dos melhores programadores brasileiros com profissionais que já trabalharam em Wall Street, desenvolvendo tecnologia para grandes Hedge Funds internacionais. O software utiliza linguagem de programação C++, ideal para esse tipo de aplicação. “É uma das mais rápidas que existem”, explica Rabechini.

Continua depois da publicidade

O investimento envolveu também a importação de servidores de baixa latência próprios para o mercado financeiro, instalados em um prédio situado a poucos metros do datacenter da B3 no município de Alphaville, na Grande São Paulo. A proximidade é um dos fatores que mais impactam no tempo de latência. “Trouxemos alguns dos melhores servidores do mundo para a nossa operação”, ressalta o executivo da XP.

Menos que 100 milissegundos

O desenvolvimento do Flash Click adotou um modelo de inovação raro no Brasil para esse tipo de solução. “Não importamos a tecnologia pronta”, diz Rabechini. “Trouxemos os profissionais e importamos o conhecimento deles pra construir a ferramenta aqui.”

Continua depois da publicidade

A velocidade é equiparável a dos maiores fundos de investimento de alta frequência que atuam no país. No Flash Click, a execução de ordens e o recebimento de dados atualizados levam menos do que 100 milissegundos milissegundos, menos que um piscar de olhos, que dura 100 milissegundos. O produto é 89% mais rápido na execução de ordens e 86% mais rápido no recebimento de dados em relação à versão anterior. E a latência é 50% menor em comparação com a média verificada nas plataformas parceiras.

Apesar do avanço que o Flash Click representa, a XP continuará desenvolvendo a plataforma para alcançar resultados ainda melhores no futuro. “A gente nunca está satisfeito com a nossa latência”, afirma Rabechini. “Nossos times continuam trabalhando na otimização do código e em soluções de hardware para oferecer um serviço cada vez melhor e mais rápido aos nossos clientes.”

Para fazer parte dos primeiros grupos de usuários a testar as atualizações na plataforma, inscreva-se aqui.

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.